Agora você pode tirar suas principais dúvidas sobre as eleições com o Google Assistente

É a primeira vez que uma autoridade eleitoral cria uma ação especial para o assistente pessoal do Google

Author Photo
3:57 pm - 04 de outubro de 2018

O Google lançou nesta semana uma série de ferramentas, desenvolvidas em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para ajudar eleitores brasileiros em sua jornada rumo às urnas. Os recursos valem para o motor de busca da gigante de tecnologia e para o Google Assistente.

A partir de hoje, quando o eleitor pesquisar “Como votar?” na Busca, aparecerá uma caixa especial com informações provenientes do TSE indicando, por exemplo, quais documentos são necessários, como votar na urna eletrônica, qual a ordem de voto na urna e qual o horário da votação.

O mesmo acontece quando procurarem pelo local de votação. Buscando por “Onde Votar?”, uma experiência desenvolvida pelo TSE, permite que as pessoas descubram seu local de votação preenchendo seus nomes ou número do título de eleitor, mais a data de nascimento e o nome completo da mãe. Você ainda pode descobrir a melhor rota para chegar até onde votar pelo Google Maps.

Após a votação, será possível acompanhar a apuração dos votos para presidente, senador e governador, praticamente, em tempo real. Na Busca, ao procurar “resultado eleições 2018” ou “apuração eleições 2018”, uma caixa será exibida no topo da página com os resultados atualizados. Essa experiência também estará disponível quando se pesquisar pelo nome de algum candidato a cargos federais e a governador: a caixa com a apuração dos votos irá aparecer logo abaixo do Painel de Conhecimento do candidato. Você também poderá consultar os resultados dos votos via Google Assistente: é só perguntar “Ok Google, qual o resultado das eleições?” e pronto.

“Ok Google, quero falar com o TSE”

Segundo o Google, é a primeira vez que uma autoridade eleitoral cria uma ação especial no Google Assistente. É possível conversar com o TSE para consultar como votar, descobrir o número do título de eleitor, qual o local de votação e tirar dúvidas gerais sobre o processo eleitoral. Para começar, basta dizer “Ok Google, quero falar com o TSE” ou digitar “quero falar com o TSE” no Assistente e as opções de conversa aparecerão.

Para além dos recursos, o TSE também conta com uma aba especial no Google Notícias, com informações do Tribunal e outras reportagens sobre as eleições.

 

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.