Agasus, Lenovo, Samsung e Apple investem na Educação 4.0 no Brasil

Modelo viabiliza tecnologias para instituições de ensino nos mais diferentes níveis com equipamentos de grandes fabricantes.

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8:28 pm - 10 de outubro de 2019

No primeiro semestre do ano, a Agasus lançou seu modelo de locação de notebooks e tablets para escolas. A empresa já atua há 20 anos no Brasil e soma quase 30 mil notebooks alugados para o mercado corporativo; além de 25 mil locações de desktops e servidores.

Com isto em mente, a companhia também leva o mesmo modelo para a área educacional em parceria com empresas como Lenovo, Samsung, Apple e outras.

Como explica João Luis P. Lima, co-CEO da Agasus, as ofertas são mais “realistas” para beneficiar “instituições de qualquer porte ou nível de maturidade digital”.

As parcerias com grandes fabricantes resultaram em ofertas para qualquer tipo de instituição educacional, do infantil ao EAD. Dentre os motivos, a aquisição direta é o mais expressivo, dada a alta demanda de investimento.

Isso porque, como explica João Lima, o investimento demanda “necessidade de suporte especializado e atualização tecnológica para hardware, bem como treinamento para uso dessas novas ferramentas”. Estes “são fatores que são facilitados através da locação de equipamentos de microinformática combinados com uma série de serviços”, já que o suporte fica por conta da Agasus.

Segundo ele, a oportunidade “viabilizará o crescimento e consolidação no processo disruptivo na educação já neste semestre”.

Disrupção na educação

João Lima avalia, como definição, que disrupção na educação significa “interrupção do curso normal de um processo”.

Neste processo, a tecnologia “será o pilar para as mudanças que beneficiarão alunos, professores e futuramente terão alto impacto na sociedade”.

O modelo de locação é uma opção sustentável e renovadora para o mercado educacional. Em um modelo “As a Service”, ela “proporciona uma nova opção que direciona o foco do Gestor para a estratégia pedagógica da escola”.

Isso deixa de lado questões de suporte, atualizações ou modelos necessários “para escolas que desejam avançar no conceito de educação 4.0”, avalia Marcelo Cabral, gerente de Produtos e Inovação da Agasus.

Segundo o Censo Escolar 2018, 15% das escolas de ensino médio do país não têm acesso a banda larga. Já 21,9% não têm laboratório de informática e 4,9% não têm acesso a qualquer tipo de internet.

A Consultoria Sejunta, fundada por Guilherme Camargo, é a responsável pela implementação de projetos educacionais da Apple no Brasil. Os projetos da companhia para educação visam mudar a vida dos alunos e transformar processos de ensino e aprendizagem.

“Para alcançar estes objetivos, trabalha-se com uma série de iniciativas, como o empoderamento do professor, o direcionamento dos dispositivos para o uso educacional e a definição das regras para que tudo esteja seguro e também currículos gratuitos de pensamento computacional e criatividade”, ressalta Camargo.

Augusto Rosa, Diretor de Vendas da Lenovo, diz que a companhia “acredita em equipamentos acessíveis, que atendam às demandas de estudantes, professores e a estrutura administrativa das instituições de ensino.”

Para ele, “Transformação Inteligente acontece com a integração da tecnologia com o cotidiano das pessoas e, claramente, a educação é um pilar fundamental dessa vivência”.

Já Alvaro Heyann, Gerente de Vendas Sênior e responsável pelo segmento educacional da área de notebooks da Samsung, o segmento é importante e cresce ano sobre ano.

O que eles oferecem à educação?

Das empresas destacadas, cada qual oferece um portfólio diversificado de notebooks, tablets, dispositivos 2-em-1 e mais.

Samsung. A marca sul-coreana oferece a linha Flash de notebooks Windows; Chromebooks com Chrome OS; telas profissionais e modelos de tablets.

Heymann diz que os equipamentos têm robustez e desempenho para atividades dentro da sala de aula. Nas baterias, por exemplo, os alunos deixam de lado a “necessidade de se preocupar em recarregar”.

Lenovo. O portfólio da marca voltado para educação inclui, por exemplo, o Lenovo 300e, “um notebook 2-em-1 com alta resistência desenvolvido especialmente para estudantes”. Ele afirma que o equipamento é “compatível com lápis comum” como alternativa à caneta ativa.

Já para os professores, a Lenovo destaca o ThinkPad E490. Ele possui certificação militar, como ressalta Leandro Lofrano, Gerente Sênior de Produtos da companhia. Há também o Legion Y530, que oferece versatilidade e alto desempenho para o desenvolvimento criativo.

A Lenovo também destaca os modelos ThinkCentre M715q Tiny-in-One para as áreas administrativas e o ThinkStation P330, em conjunto do monitor ThinkVision T22i, para projetos mais robustos (inclusive em 3D) voltados à pesquisa aplicada.

Apple. A Sejunta, consultoria homologada da Apple, afirma que os equipamentos para educação da empresa incluem modelos do iPad, do Mac e também Apple TVs. Tais produtos oferecem a possibilidade de ensino diversificada, “de uma maneira que o aluno do século XXI compreenda”.

O modelo de locação tem uma série de vantagens para institutos educacionais em processo de transformação para uma Educação 4.0. A Agasus é uma das principais empresas no modelo Hardware as a Service (HaaS) atuantes no Brasil.

Samsung, Lenovo e Apple compartilham a ideia de que o modelo possibilita a inclusão de tecnologia em instituições de ensino nos mais diferentes níveis.

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