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Aeroporto do Rio de Janeiro prepara rede para as Olimpíadas com HPE Aruba

O RIOgaleão (Aeroporto Internacional Tom Jobim) será a porta de entrada oficial das Olimpíadas 2016. Para não fazer feio no evento, a administração modernizou a infraestrutura de rede para soluções de data center HPE e soluções de campus da Aruba.

Além disso, aproveitou o momento para lançar um aplicativo móvel baseado na plataforma Meridian, da mesma provedora. A tecnologia possibilita acelerar as operações e levar aos passageiros uma experiência de viagem moderna e aperfeiçoada.

Com o tráfego anual alcançando a marca recente de 17 milhões de clientes, e com um volume esperado de 1,5 milhão de pessoas no período dos jogos Olímpicos e Paralímpicos, o aeroporto sabia que a atualização da sua infraestrutura de rede era uma prioridade.

Tendo os jogos como uma necessidade imediata e o crescimento futuro para até 30 milhões de passageiros por ano como motivador, a equipe de TI do RIOgaleão foi responsável por uma grande atualização da rede, em conjunto com o projeto de construção e expansão de 100 mil metros quadrados do aeroporto.

“As soluções de rede legadas do Galeão não tinham condições de acompanhar a crescente demanda dos passageiros, visitantes e prestadores de serviços do aeroporto, bem como as necessidades da própria operação”, afirmam as empresas.

As principais prioridades da modernização da infraestrutura eram melhorar o desempenho e a confiabilidade da rede, e também lançar um novo aplicativo móvel para garantir uma experiência mais sofisticada ao viajante.

Considerando a previsão de picos de até 85 mil passageiros por dia circulando no aeroporto no período dos jogos olímpicos — o dobro do volume diário normal — o aprimoramento da rede tornou-se essencial. Além disso, o aeroporto queria oferecer serviços de rede para empresas aéreas, concessionárias e outros prestadores de serviços, assim como simplificar as funções internas do aeroporto. 

O time de tecnologia do RIOgaleão analisou diversos fornecedores de rede, e concluiu que as soluções da HPE/Aruba ofereciam o melhor TCO (sigla do inglês para Custo Total de Propriedade) e a mais ampla variedade de soluções, além da implantação e o gerenciamento simplificados que eles procuravam.

“A HPE ofereceu a melhor solução técnica para a rede core com fio, particularmente por sua capacidade de acomodar diferentes protocolos operacionais sem precisar substituir o hardware caso a mudança de protocolo se fizesse necessária”, afirma Alexandre Villeroy, CIO do Aeroporto.

Trabalhando com o parceiro de canal Ziva para a instalação, a modernização do aeroporto inclui pontos de acesso 802.11ac Aruba série 200 e o controlador de mobilidade série 7200, switches FlexNetwork série 5130 HI, switches de chassi FlexFabric 7910 e software de gerenciamento de rede HPE/Aruba para substituir a infraestrutura legada e composta por equipamentos de diversos fornecedores.

O aeroporto também está instalando a solução Mobile Engagement da Aruba, incluindo mais de 3 mil beacons Aruba e a plataforma de aplicativo móvel Meridian. Usando a plataforma Meridian e com a ajuda da Accenture Digital, parceiro de desenvolvimento, projeto e integração do aplicativo móvel, o aeroporto está lançando o aplicativo móvel para fornecer informações de status dos voos e orientações para os visitantes, assim como habilitar notificações por push.

Com isso, no futuro, há a possibilidade de desenvolver alertas e informações para os passageiros, por exemplo, promoções e descontos dos prestadores de serviços.

O aeroporto também está estudando formas de usar o aplicativo e a nova rede para agilizar o check-in, a segurança e os processos de embarque dos passageiros, para que eles gastem menos tempo em filas e mais tempo aproveitando as amenidades oferecidas. Além disso, o RIOgaleão está avaliando maneiras de usar o aplicativo para desenvolver um melhor relacionamento com os passageiros.

“Tradicionalmente, as companhias aéreas detêm o relacionamento com os passageiros. No entanto, para a nossa estratégia de negócio é fundamental ter esse acesso direto e entender quem são estas pessoas e que tipos de serviços interessam a elas”, afirma Renata Pinheiro, diretora de marketing e comunicação do RIOgaleão. “Com o aplicativo funcionando, esperamos conhecer melhor quem circula por aqui para que possamos oferecer aquilo que eles precisam e desejam de forma mais eficiente.”

Com a nova rede em funcionamento, o RIOgaleão também está buscando maneiras de aprimorar as operações internas à medida que as instalações crescem. Isso inclui acesso do pessoal aos sistemas de operação e manutenção do aeroporto, ao controle e gerenciamento de dispositivos IoT (Internet das Coisas) — como ar-condicionado, iluminação e sistemas de água — e também permitir que empresas que fornecem serviços de bagagem e atendimento às aeronaves acessem seus sistemas operacionais usando a rede Wi-Fi. O aeroporto também está explorando a integração com as aeronaves para acessar informações de telemetria e de outros sistemas de bordo, assim como Wi-Fi a bordo das aeronaves.

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