Adoção de soluções digitais pode aumentar receitas em até 25%

Entretanto, segundo estudo do BCG, a mera adoção de tecnologias pode não ser suficiente - é preciso escalá-las para toda a empresa

Author Photo
6:55 pm - 13 de junho de 2022
Imagem: Shutterstock

Novo estudo do Boston Consulting Group sobre proficiência e maturidade digital identificou que a adoção de soluções digitais, quando escaladas de forma eficaz por toda a empresa, pode resultar em um crescimento de receita entre 9% e 25%, e a redução de custos entre 8% e 28%.

Entretanto, o BCG destaca que a mera adoção de tecnologias pode não ser suficiente. É preciso escalá-las para toda a empresa. Para isso, as empresas devem identificar quais de suas soluções digitais podem gerar mais valor para toda a organização, e colocar a expansão em prática.

Leia mais: Brasileiros acham que transformação digital tornou trabalho mais complexo

“A partir da análise de cases, esse processo também cria benefícios qualitativos, como maior capacidade de integrar novos ecossistemas, maior resiliência de negócios, um local de trabalho mais inclusivo e diversificado e melhores experiências para os clientes, já que empresas que escalam soluções têm um maior desenvolvimento em suas diversas áreas”, destacou o BCG no estudo.

Das duas mil empresas globais participantes do estudo, 30% delas se encaixam na categoria de líderes digitais, pois passaram com sucesso da fase piloto para operacionalizar e incorporar totalmente soluções digitais em suas organizações, mercados e regiões.

Ser um líder digital traz vantagens que vão além dos resultados financeiros, lembra Otávio Dantas, Diretor Executivo e Sócio do BCG Brasil. “As empresas que incorporam mudanças culturais e operacionais desenvolvem novas capacidades, descobrem outras formas de trabalhar e renovam abordagens para o relacionamento com seus clientes. Isso é essencial para gerar vantagem competitiva e valor para o negócio”, ressalta.

O estudo aponta três fatores-chave para o sucesso na expansão de projetos de transformação digital.

Alinhamento entre C-levels

Os membros da alta-gestão precisam estar alinhados a uma estratégia digital orientada para os negócios, para estimular a ação e impulsionar a habilitação de cima para baixo.

Capacidades de construção

As empresas precisam de recursos críticos para expandir soluções digitais. Ser um líder digital significa desenvolver recursos para gerar insights de dados, alavancar a nuvem e construir uma força de trabalho qualificada e capacitada.

Execução Always-On

A proficiência digital não é um estado permanente, nem a transformação digital é um projeto ou programa único. Avanços tecnológicos, competição e disrupção significam que as organizações precisam melhorar continuamente para reforçar suas posições competitivas e de resiliência.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.