Notícias

Ada Lovelace: novo supercomputador é implantado na Unicamp

O Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho (CENAPAD) de São Paulo, localizado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), anunciou a instalação do maior supercomputador universitário do Brasil, o Ada Lovelace.

O nome é homenagem à importante matemática inglesa de mesmo nome, responsável por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina da história. A solução, financiada pela FINEP, foi projetada pela Versatus HPC e já pode ser utilizada por pesquisadores de todo o Brasil.

O supercomputador Ada Lovelace conta com 8.320 núcleos de processamento AMD Epyc 2 Rome, composto pelas tecnologias de Rede InfiniBand Mellanox Nvidia Networking, GPUs Nvidia Enterprise e servidores Dell PowerEdge.

A atualização tecnológica permitirá a construção de modelos computacionais mais complexos e simulações com muito mais átomos ou partículas. “O CENAPAD-SP possuía um parque computacional bastante sofisticado, mas que, por estar em operação desde 2010, excedeu sua capacidade. Agora, com o novo supercomputador construído com a tecnologia mais moderna do mercado, poderá contar com mais cinco a sete anos de uso com desempenho excelente”, disse Antonio Nabholz, gerente de novos projetos da Versatus HPC.

Os 70 servidores integrados da solução são orquestrados pelo OpenCATTUS, um software específico para instalação e gerenciamento de clusters HPC, desenvolvido pela Versatus HPC e disponibilizado em formato open source.

Com toda essa infraestrutura, centenas de pesquisadores, das mais diversas verticais e localidades, poderão realizar projetos simultaneamente. O sistema também permite a execução de pesquisas complexas de forma digital, possibilitando, por exemplo, a decodificação de vírus e bactérias sem a necessidade de manuseá-los.

Em funcionamento desde agosto de 2021, o supercomputador já gerou um aumento de solicitações de aberturas de contas de 100% e de 70% no cadastramento de projetos para a utilização deste novo ambiente. Além disso, a máquina despertou um interesse maior na comunidade científica, sendo que 13 universidades, localizadas em estados de diversas regiões do País, como Unicamp, Unesp e USP (em São Paulo), UFF (no Rio de Janeiro), UFMG (em Minas Gerais), UFPI (no Piauí), UFS (no Sergipe), UNB (em Brasília) e UFT (no Tocantins) já a utilizaram. Com o novo supercomputador, o CENAPAD – SP passa a atender novos usuários com demandas mais sofisticadas.

Recent Posts

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

3 horas ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

5 horas ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

6 horas ago

IA no processo de engenharia deve acelerar a inovação

A Inteligência Artificial generativa está em todas as rodas de discussão de TI parece que…

8 horas ago

Vivo e Grupo Bom Jesus implantarão 4G em 28 mil hectares

A operadora Vivo deu detalhes essa semana de um projeto que usa a frequência de…

8 horas ago

7 empresas de TI com vagas abertas

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

8 horas ago