Acordos de software são vitais no sucesso da adoção de SaaS?

Author Photo
11:57 am - 07 de março de 2016
Acordos de software são vitais no sucesso da adoção de SaaS?
Fabricantes tradicionais de software estão agora em plena transição de seus modelos de negócios para software como serviço (SaaS, na sigla em inglês). Contudo, programas de licenciamento convencionais e contratos continuam a ser um mecanismo essencial para que clientes concordem com acordos comerciais e compromissos de médio prazo.
Em seu blog, Stephen White, diretor de pesquisa em TI do Gartner, indica que enquanto fabricantes tiram proveito da assinatura anual e de taxas de renovação associadas em seus modelos de SaaS, o modelo de contrato de vários anos de alto valor fornece oportunidades de alavancar o poder de compra e facilita a negociação dos termos necessários por parte dos clientes.
Segundo ele, no modelo perpétuo, no qual a manutenção opcional prevalece, muitas organizações têm reavaliado inclusões que antecederam a renovação. Assim, o compromisso inicial e a negociação dos termos de SaaS são provavelmente mais críticos do que qualquer negociação de software semelhante.
O especialista aconselha decisores e partes interessadas a prestar atenção para cair no módulo ‘sonâmbulo para a nuvem “, fenômeno no qual compromissos menores iniciais sem termos negociados são ampliados gradualmente com proteção limitada do comprador. Isso gera riscos em termos de custos e em relação a questões contratuais. Ações classificadas como shadow IT são exemplos clarões desse fenômeno.
White recomenda que empresas verifiquem a preparação e a priorização do uso do software na nuvem – facilitada por um projeto que funciona por meio de dados de medição para a solução atual, substituição de assinaturas perpétuas, bem como projeções de uso.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.