Acelere sua transformação em nuvem

A nuvem é uma prioridade de negócios, não apenas uma solução de TI

Author Photo
2:29 pm - 05 de novembro de 2018

Atualmente, as empresas estão enfrentando mudanças aceleradas no mercado. À medida que a tecnologia introduz novas soluções, aumentam as expectativas dos clientes e também as fontes de dados e insights. Nesse contexto, a nuvem mostra-se uma excelente opção para aqueles que buscam uma infraestrutura que permita se adaptar e inovar rapidamente para gerar resultados neste novo ambiente de negócios.

Os principais serviços oferecidos por plataformas em nuvem são servidores, armazenamento, bancos de dados, redes, softwares entre outros. Além de serem considerados uma das opções mais inovadoras segundo o mercado de TI, eles trazem a vantagem de serem personalizados de acordo com a necessidade das empresas, ou seja, caso aumente a demanda, a organização pode contar com uma maior oferta de serviços e de espaço para armazenamento sem precisar investir em infraestrutura.

Com o aumento da concorrência entre as nuvens públicas nos últimos anos, a tecnologia está se tornando cada vez mais acessível. A pergunta agora é: será que ela traz mesmo os benefícios financeiros prometidos?

Uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2018 pela International Data Corporation (IDC), aponta crescimento na adoção de soluções em cloud nas organizações brasileiras e mostra que 10.4% das empresas tiveram um aumento nas receitas após a adoção de soluções de computação em nuvem, sendo que 77% apresentaram reduções nos custos correntes de TI.

A variedade de serviços oferecidos atualmente permite que inúmeras empresas, independente do segmento, tamanho ou objetivos, possam usufruir desses benefícios, adquirindo melhorias em termos de governança, gestão de pessoas e processos, e também se transformando em uma verdadeira alavanca para o sucesso.

Por outro lado, é preciso entender que as plataformas baseadas na nuvem rompem fundamentalmente a maneira como as organizações administram a tecnologia e sua infraestrutura. Ao mesmo tempo que a escalabilidade e a disponibilidade trazem benefícios, elas também introduzem novas complexidades para a gestão e integração. Assim, a construção de um business case deve ser considerado como premissa para o sucesso de uma jornada para a nuvem, que deverá considerar não somente as questões de infraestrutura tecnológica, mas também governança, aplicações, arquitetura, segurança da informação e habilidades dos profissionais.

Veja aqui como a PwC pode ajudar a sua empresa a acelerar sua transformação na nuvem.

Imagem: Shutterstock

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.