Accenture: bancos estão menos preparados para futuro que outros setores

Estudo da consultoria mostra que 57% dos bancos dizem ter evoluído suas operações para um estado preditivo, abaixo de outros setores

Author Photo
6:47 pm - 14 de fevereiro de 2022
contas, bancos, open banking

Bancos precisam acelerar sua jornada rumo ao digital para sobreviver às ameaças que o futuro apresenta, alertou o novo estudo da Accenture “Via expressa para operações bancárias prontas para o futuro”. Na avaliação da consultoria, os bancos, em média, estão menos preparados para o futuro do que a maioria das outras organizações.

Hoje, 6% dos bancos afirmam ter atingido o limite de operações preparadas para o futuro, e 57% afirmam que evoluíram para operações preditivas. Há três anos, nenhum banco se identificou como preparado para o futuro, e apenas 14% descreveram suas operações como preditivas.

Segundo o relatório, nos próximos três anos, os bancos querem estar à frente de outros setores: 37% planejam alcançar um estado “future-ready”, em comparação com 34% de todas as organizações.

Leia também: PUC Minas atualiza parque tecnológico para suportar ambiente digital crescente

A pesquisa endossa outras semelhantes que avaliam o setor bancário tradicional em contraponto com os bancos digitais. De acordo com a Accenture, os bancos com foco digital se beneficiaram das avaliações de mercado que, em média, foram 18% maiores do que seus concorrentes menos digitalizados em 2019, e 27% maiores em 2020.

O relatório ainda ressalta que, apesar de os bancos estarem comprometidos em melhorar a eficiência de suas operações, isso não é o bastante. “Na maioria das vezes, seu progresso foi constante, e por muito tempo, isso foi suficiente. Mas, recentemente, as expectativas dos clientes e os requisitos regulatórios crescentes, inovações impulsionadas pela tecnologia e o advento de novos concorrentes agressivos (para não mencionar as demandas operacionais da covid-19), expuseram que a evolução operacional dos bancos está ficando para trás em relação a outros setores”, indica a Accenture.

A pesquisa ainda sugere que os desafios da tecnologia estão impedindo os bancos de alcançar a transformação operacional. Isso é verdade principalmente em áreas como inteligência artificial (IA), análise e automação, cada uma das quais complementaria os fortes recursos de dados bancários. 78% dizem que os dados estão em ampla utilização ou em escala em suas operações hoje, um pouco acima da média de 75% em todos os setores.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.