PUC Minas atualiza parque tecnológico para suportar ambiente digital crescente

Demanda por digitalização de processos e ofertas exigiu migração de data centers antigos. Projeto usou infraestrutura Lenovo e Nutanix

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6:41 pm - 14 de fevereiro de 2022

O aumento de alunos no ambiente digital e a crescente digitalização de processos exigiu que a PUC Minas fizesse uma revisão de sua infraestrutura de tecnologia. Em 2022, a universidade atingiu a marca de 88 mil alunos matriculados, com 20 mil deles sendo alunos da PUC Minas Virtual, plataforma de cursos de especialização ou de atualização profissional.

Em 2019, a universidade constatou que tanto o data center administrativo, responsável pelos processos de administração, quanto o data center acadêmico, voltado ao processamento de dados de estudantes e professores, estavam ultrapassados, com quase dez anos de uso. Devido ao tempo de utilização, ambos os data centers apresentavam limitações de capacidade de processamento, armazenamento, memória e máquinas virtuais.

“A pandemia trouxe muitas oportunidades de transformação digital, e isso fez com que a nossa estrutura legada ficasse ainda mais no limite, com novas máquinas virtuais criadas, e novos produtos adquiridos e desenvolvidos internamente”, explicou Marcelo Nassau Malta, CIO da PUC Minas. “Isso viabilizou um investimento ainda maior no projeto para buscarmos uma infraestrutura melhor do que imaginávamos, que pudesse acomodar nosso roadmap de soluções digitais para pelo menos os próximos cinco anos”, acrescentou.

Infraestrutura hiperconvergente

Com base nos novos projetos a serem implementados, a equipe de TI deu início ao dimensionamento de uma nova infraestrutura. O desafio era unificar o data center acadêmico e o administrativo, o que levou a PUC a buscar uma infraestrutura hiperconvergente que pudesse separar as duas estruturas dentro do mesmo hardware e prover os mesmos serviços com uma capacidade maior em termos de desempenho e armazenamento.

Outro ponto de atenção foi a necessidade de uma infraestrutura compacta devido ao fato de a universidade estar migrando para um data center externo; então, quanto mais compacto o hardware e menos equipamentos, mais viável financeiramente seria o projeto.

A universidade decidiu seguir com a solução de hiperconvergência Lenovo/Nutanix, iniciando o processo de implementação em abril de 2021. Foram adquiridos 12 nós de hiperconvergência e licenciamento Nutanix, totalizando 10TB de RAM e 244TB de disco com flash para suportar tanto a rede administrativa quanto a educacional.

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A transferência e movimentação das máquinas virtuais foi gradativa, com a contratação de dois links temporários: um para a rede acadêmica e outro para a rede administrativa, totalizando cerca de 6 mil usuários e 295 máquinas virtuais. “O processo de implementação ocorreu de maneira tranquila, com tempo de indisponibilidade muito baixo em relação ao tamanho do projeto. Houve no máximo 20 minutos de parada para cada servidor”, detalhou Júnia Padrão Coordenadora de Tecnologia e Infraestrutura, da PUC Minas.

Júnia conta ainda que pequenos imprevistos aconteceram, mas foram rapidamente solucionados e a migração aconteceu mais rápido do que o esperado. “A virada final da rede administrativa ocorreu em uma madrugada; desligamos às 20h de um dia e na manhã do outro dia já estava tudo funcionando. Pedimos quatro dias de parada, mas os quatro dias viraram 12 horas” diz Júnia. “Tudo aconteceu de maneira tranquila e transparente”, completa.

No total, 12 pessoas da equipe trabalharam no processo de unificação do data center acadêmico e administrativo para a nova solução, que envolveu profissionais de conectividade, storage, banco de dados, software, virtualização e gerente de projetos. O processo foi concluído em outubro de 2021 e a PUC já avalia ganhos da nova infraestrutura.

Impactos positivos

A atualização do parque tecnológico da PUC Minas ofereceu o suporte tecnológico necessário para a universidade crescer sua oferta de cursos EAD, que passou de 135 para 507 no último intervalo de dois anos e, também, na modalidade de Pós-graduação Online, passando de 434 ofertas para aproximadamente 740 ofertas, em 2022.

Já o setor administrativo se beneficiou com maior segurança e disponibilidade, o que contribuiu para agilizar processos internos como processos de matrícula, entre outras atividades.

O dia a dia da equipe de TI também foi facilitado, com processos mais ágeis. “A parte de gestão da solução nos deixa muito seguros, o que é muito importante para equipes mais enxutas”, afirma Rafaela Fátima de Souza, Analista de Tecnologia da Informação da PUC-Minas.

O consumo de energia também foi outro benefício colateral, ficando abaixo do esperado o que contribui para economia de recursos. “Fizemos as contas do consumo médio de energia de cada equipamento e está surpreendentemente baixo. Contratamos consumo de 7,5kvA podendo chegar a 13kvA por hack, mas o registro foi de 1,41kvA. Pelos nossos cálculos o consumo seria mais alto, então essa foi uma surpresa boa”, conta Rafaela. Houve também uma melhora significativa nas cargas de Data Warehouse (DW), em média 60,29% mais rápidas em sua execução.

Com a nova solução rodando, a equipe de TI da PUC-Minas se prepara para dar início a novos projetos para o próximo ano. De acordo com Marcelo Nassau, a equipe já se prepara para trabalhar em um grande projeto de migração de sistema para os Colégios Santa Maria Minas, com 12 mil alunos, que só foi viabilizado graças à nova infraestrutura, além de novas aplicações que já estão em desenvolvimento. “Não tínhamos estrutura física para viabilizarmos essas iniciativas, mas em 2022 já podemos seguir com os projetos”, finaliza Malta, CIO da PUC Minas.

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