Acate inaugura centro de inovação no Sapiens Parque, no Norte de Florianópolis

Espaço completa a rede de ambientes de inovação que a entidade gerencia em parceria com a prefeitura municipal

Author Photo
12:30 pm - 13 de dezembro de 2018
startups investidores

A Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) inaugura seu último centro de inovação em 2018. O espaço fica no Sapiens Parque, no Norte de Florianópolis (SC), e está credenciado à Rede Municipal de Centros de Inovação. O coquetel de lançamento foi realizado nesta quarta-feira (12/12).

A programação do evento contou com palestra de Roberto Dumas Damas, professor de economia internacional e economia chinesa do Insper, IBMEC São Paulo, Fundação Instituto de Administração (FIA-USP) e Saint Paul Business School, além de professor convidado em instituições de ensino da China. Damas é autor dos livros Crises Econômicas Internacionais, pela Editora Saraiva, e Economia Chinesa: Transformações, Rumos e Necessidade de Rebalanceamento do Modelo Econômico da China, pela Editora Saint Paul.

O Acate Sapiens ainda conta com algumas salas disponíveis para aquisição e locação, de 100 a 300m² — destinadas a empresas de tecnologia — dois pavimentos de garagens privativas e área de lazer comum. No centro de inovação ficará ainda a regional Norte da Ilha da ACIF.

Segundo Daniel Leipnitz, presidente da Acate, ele completa a rede de ambientes de inovação que a entidade gerencia em parceria com a prefeitura municipal. “Estamos entregando mais um centro com toda a infraestrutura necessária para gerar inovação. Ele foi pensado para fomentar a integração entre quem transita pelo espaço, e é a troca de conhecimentos que inspira boas ideias”, diz.

Os habitats de inovação que integram a Rede Municipal de Centros de Inovação de Florianópolis têm como finalidade cumprir funções essenciais estabelecidas nas políticas municipal e estadual de inovação, tais como, capacitação em CT&I (ciência, tecnologia e inovação), eventos e maratonas de tecnologia e inovação, aumentar o acesso a investidores e atrair negócios para a cidade. Os quatro centros credenciados também se conectam e atuam em sinergia com os 13 centros de inovação em fase de implantação pelo Estado de Santa Catarina, localizados em diferentes municípios do estado.

O Sapiens Parque é um parque de inovação que possui infraestrutura e dedica seu espaço para abrigar empreendimentos, projetos e outras iniciativas inovadoras estratégicas para o desenvolvimento de uma região. O grande diferencial deste modelo é possuir um formato inovador para atrair, desenvolver, implementar e integrar as iniciativas com o objetivo de estabelecer um posicionamento diferenciado, sustentável e competitivo.

“O empreendimento Acate Sapiens foi viabilizado com recursos reembolsáveis da FINEP, operacionalizado por meio do BRDE. Foi o primeiro contrato nesses moldes no país, no qual um consórcio de empresas utilizou a linha da FINEP destinado a infraestruturas em parque tecnológicos credenciados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)”, destaca Gabriel Sant’Ana, diretor-executivo da Acate.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.