ABES lança programa Empresa Ética

A partir de pesquisa feita pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) com seus associados para avaliar o grau de maturidade em relação aos programas de integridade e compliance, a entidade decidiu criar o programa UMA EMPRESA ÉTICA, que visa estimular seus associados a adotarem, formalmente, os mais altos padrões éticos no trato de seus assuntos, internos ou externos; aprimorar o padrão de comportamento no trato com os clientes, fornecedores, concorrentes, colaboradores e agentes governamentais; e criar normas formais para implementá-los.

Essa iniciativa é um desdobramento do Programa de Integridade implantado na ABES no decorrer de 2018.

UMA EMPRESA ÉTICA é um serviço que visa melhorar os padrões éticos e morais das empresas associadas, e para que adotem um Programa de Integridade, que além de elevar o padrão ético da empresa, permite mitigar as penalidades da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013). Em uma primeira fase, os associados, além de contarem com o apoio do Compliance Officer e do Jurídico da entidade para desenvolverem seus programas, terão à disposição um Canal de Denúncias, gratuito, conforme previsto no Decreto nº. 8.420/2015.

Em uma segunda fase, está previsto o desenvolvimento de Políticas de Proteção e Privacidade de Dados, para permitir às empresas se adequarem à nova Lei Geral de Proteção de Dados.

Serviços do programa: Canal de denúncias

Um dos serviços que o programa oferece é um Canal de Denúncias que permite aos funcionários das empresas, que se inscreverem no programa, registrarem de forma anônima, denúncias sobre acontecimentos que não condizem com os padrões éticos e morais estabelecidos pelas normas de suas empresas ou pelas leis do País. “O Decreto nº. 8.420/2015 especifica que a existência de um canal de denúncia de irregularidades, aberto e amplamente divulgado a funcionários e terceiros, é um dos parâmetros de avaliação dos programas de integridade, desse modo, decidimos lançar este novo serviço para os associados da ABES, que se orgulha em ser uma das primeiras entidades a se adequar às normas Anticorrupção no Brasil e de ter desenvolvido o próprio programa de integridade”, explica Francisco Camargo, presidente da ABES.

O canal abrange diversos assuntos desde temas relacionados a atos de corrupção, fraudes e impropriedades contábeis até assédio moral e sexual, entre outros. Todas as denúncias recebidas são encaminhadas às empresas denunciadas, que apuram o material e são responsáveis pela confidencialidade das informações.

O Canal de Denúncias para os Associados da ABES dentro do programa UMA EMPRESA ÉTICA encontra-se em www.UmaEmpresaEtica.com.br.

Recent Posts

Com R$ 100 milhões em investimento, Genial atualiza app para unificar serviços financeiros

A Genial Investimentos anunciou uma atualização significativa de seu aplicativo, projetada para unificar investimentos, crédito,…

9 horas ago

Vício nas redes: UE apura riscos do Instagram e Facebook para jovens

A União Europeia lançou formalmente uma investigação contra a Meta, empresa responsável pelas plataformas de…

11 horas ago

Abalo na liderança da OpenAI: Jan Leike também se demite

A OpenAI enfrenta mais uma reviravolta em sua liderança com a renúncia de Jan Leike,…

13 horas ago

Após dois anos, Jeff Bezos enviará turistas ao espaço neste fim de semana

A Blue Origin, empresa aeroespacial liderada pelo bilionário Jeff Bezos, está pronta para retomar seu…

14 horas ago

Análise preditiva e inteligência artificial ganham importância nos orçamentos de empresa, aponta estudo

Mais de 60% das empresas estão ampliando os orçamentos destinados à análise preditiva e à…

14 horas ago

5 cursos gratuitos na área de tecnologia para aprimorar o currículo

Em um mercado de trabalho dinâmico e altamente competitivo, manter-se atualizado e adquirir novas habilidades…

15 horas ago