ABES lança programa Empresa Ética

Iniciativa visa estimular os associados da entidade a adotarem os mais altos padrões éticos no trato de seus assuntos e criar normas formais para implementá-los

Author Photo
10:13 am - 09 de dezembro de 2018

A partir de pesquisa feita pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) com seus associados para avaliar o grau de maturidade em relação aos programas de integridade e compliance, a entidade decidiu criar o programa UMA EMPRESA ÉTICA, que visa estimular seus associados a adotarem, formalmente, os mais altos padrões éticos no trato de seus assuntos, internos ou externos; aprimorar o padrão de comportamento no trato com os clientes, fornecedores, concorrentes, colaboradores e agentes governamentais; e criar normas formais para implementá-los.

Essa iniciativa é um desdobramento do Programa de Integridade implantado na ABES no decorrer de 2018.

UMA EMPRESA ÉTICA é um serviço que visa melhorar os padrões éticos e morais das empresas associadas, e para que adotem um Programa de Integridade, que além de elevar o padrão ético da empresa, permite mitigar as penalidades da Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013). Em uma primeira fase, os associados, além de contarem com o apoio do Compliance Officer e do Jurídico da entidade para desenvolverem seus programas, terão à disposição um Canal de Denúncias, gratuito, conforme previsto no Decreto nº. 8.420/2015.

Em uma segunda fase, está previsto o desenvolvimento de Políticas de Proteção e Privacidade de Dados, para permitir às empresas se adequarem à nova Lei Geral de Proteção de Dados.

Serviços do programa: Canal de denúncias

Um dos serviços que o programa oferece é um Canal de Denúncias que permite aos funcionários das empresas, que se inscreverem no programa, registrarem de forma anônima, denúncias sobre acontecimentos que não condizem com os padrões éticos e morais estabelecidos pelas normas de suas empresas ou pelas leis do País. “O Decreto nº. 8.420/2015 especifica que a existência de um canal de denúncia de irregularidades, aberto e amplamente divulgado a funcionários e terceiros, é um dos parâmetros de avaliação dos programas de integridade, desse modo, decidimos lançar este novo serviço para os associados da ABES, que se orgulha em ser uma das primeiras entidades a se adequar às normas Anticorrupção no Brasil e de ter desenvolvido o próprio programa de integridade”, explica Francisco Camargo, presidente da ABES.

O canal abrange diversos assuntos desde temas relacionados a atos de corrupção, fraudes e impropriedades contábeis até assédio moral e sexual, entre outros. Todas as denúncias recebidas são encaminhadas às empresas denunciadas, que apuram o material e são responsáveis pela confidencialidade das informações.

O Canal de Denúncias para os Associados da ABES dentro do programa UMA EMPRESA ÉTICA encontra-se em www.UmaEmpresaEtica.com.br.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.