ABES lança programa de logística reversa para equipamentos de TIC

Programa tem como objetivo reaproveitar equipamentos descartados e apoiar projetos de inclusão e capacitação digital

Author Photo
6:03 pm - 02 de março de 2021

A Associação Brasileira de Empresas de Software, a ABES, em parceria com o Instituto Observatório do Terceiro Setor e a ReUrbi anunciaram a criação do Programa ReciTech, iniciativa com o objetivo de oferecer serviços de logística reversa nos descartes de equipamentos de tecnologia e telecomunicações em desuso. A ação deve gerar materiais que serão reinseridos na cadeia produtiva.

Segundo comunicado, a iniciativa inclui devolutivas econômicas, ambientais e sociais, resultando também em apoio à projetos de inclusão e capacitação digital  através de doações de equipamentos recondicionados.

Leia também: Burger King abre mais de 40 vagas para tecnologia e transformação digital

Além de conscientizar empresários e colaboradores sobre o descarte correto de equipamentos e atender a legislação ambiental e de segurança de TI, o programa tem o objetivo de gerar impacto positivo no meio ambiente e na sociedade, alinhado melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), trazendo resultados financeiros a serem destinados a projetos de inclusão e qualificação sociodigital.

“O programa ReciTech vem para assegurar de forma gratuita, simples e fácil as empresas, independente do seu porte, a aderirem as melhores práticas de governança socioambiental, alinhadas ao Pacto Global da ONU. Além do programa oferecer uma finalidade adequada para os produtos em desuso, protegendo o meio ambiente, contribuirá para a inclusão e qualificação sociodigital”, explica Rodolfo Fücher, presidente da associação.

As empresas também poderão participar de miniprogramas exclusivos sobre a campanha para apresentar suas iniciativas e como estão colaborando. Uma vídeo-série sobre o descarte de resíduo eletrônico também será publicada nos canais das instituições, mostrando todas as fases de reciclagem realizadas pela ReUrbi, no programa ReciTech.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.