ABDI e Softex lançam plataforma que mede maturidade para inovação aberta

Programa VIAS mapeia diferentes níveis de maturidade das empresas que buscam parcerias com startups para gerar inovação

Author Photo
9:26 am - 25 de maio de 2022

A ABDI e a Softex lançaram o Programa VIAS, acrônimo para Vetor de Inovação Aberta com Startups. A iniciativa consiste em uma plataforma que instrumentaliza a inovação aberta para aproximar empresas e startups.

Segundo a ABDI, a primeira fase do programa é um diagnóstico da plataforma VIAS, chamado internamente de VIAS scan, que visa identificar o nível de maturidade do relacionamento entre empresas e startups.

“O VIAS scan é uma abordagem inédita no país e incorpora as melhores práticas, nacionais e internacionais, do relacionamento entre empresas e startups, que funciona como um roadmap para as empresas respondentes. É uma ferramenta com uma inteligência robusta, que oferece o resultado situacional da empresa na sua estratégia de inovação aberta com startups, mas com uma experiência de usuário leve e dinâmica”, afirma Bruno Jorge, Gerente da Unidade de Difusão de Tecnologias da ABDI.

Leia ainda: Mercado de criptoativos deve bater US$ 24 trilhões em 2027

O diagnóstico abrange desde corporações que já praticam inovação aberta com startups até empresas sem nenhuma experiência, além de startups em diferentes níveis de maturidade. Dimensões como pessoas, cultura, estratégia, ecossistema, conexão e processos são avaliadas.

“A maturidade dos relacionamentos entre startups e corporações considera elementos importantes em seu contexto e serve de guia para a estratégia a ser implementada. Realizamos diversos laboratórios ao longo do processo de desenvolvimento da plataforma. A grande questão sobre inovação aberta hoje é como fazer. E é aí que o VIAS se diferencia, atuando como uma conexão entre a empresa e a startup, trabalhando o gargalo do relacionamento, alinhando expectativas e ajudando ambas as partes a entenderem o ritmo da jornada para a parceria dar certo”, explica Diônes Lima, vice-presidente executivo da Softex.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.