Aba Harley-Davidson ganha dinamismo com gestão de pessoas em nuvem

Solução adquirida pelo RH da concessionária das famosa marca norte-americana de motos simplificou processos e tem potencial para gerar economia anual de mais de R$ 260 mil

Author Photo
10:33 am - 08 de janeiro de 2018

Dedicada à venda da marca lendária de motocicletas Harley-Davidson, a Aba Harley-Davidson, megastore do grupo Aba Motors, localizada em São Paulo, na Pompeia, acelerou a corrida na estrada da nuvem para se concentrar no seu negócio. Considerada a maior concessionária da indústria centenária de motos na América Latina, a revenda adquiriu mais uma aplicação no modelo de serviço que é um sistema para gestão de pessoas para atender demandas do departamento Recursos Humanos.

A nova tecnologia, fornecida pela empresa brasileira iFractal, acompanha em tempo real a jornada de trabalho dos funcionários da Aba Harley-Davidson, megastore inaugurada em 2012, na capital paulista como parte das estratégias da Harley-Davidson para ampliar sua estrutura comercial no Brasil.

Com instalações Inspiradas na fábrica de Milwaukee, cidade em Wisconsin (EUA) onde nasceu a marca a Harley-Davidson, em 1903, a concessionária comercializa peças, acessórios, motocicletas, motorclothes e oferece atendimento exclusivo como lavagem e pintura customizada.

A loja foi projetada para oferecer melhor experiência aos seus consumidores, que em geral são amantes do motociclismo e colecionadores da marca, um dos ícones da cultura norte-americana que remete ao cinema, serviço da polícia, música e viagens com espírito de aventura.

Uma demonstração dessa paixão é que os proprietários de motos Harley-Davidson costumam investir 70% do valor do veículo de duas rodas em peças de customização e vestuário, o que torna cada modelo único para os aficionados pela marca, segundo a Aba Harley-Davidson.

Experiência do consumidor com dinamismo

Manter a tradição de uma marca que está na estrada há mais de um século, despertando paixões entre os fãs, exige investimento em serviços de alto nível, profissionais especializados para atender os consumidores e estratégias de negócios bem alinhadas. Essa busca levou a Aba Harley-Davidson a canalizar energias no tripé redução de custos, agilidade e dinamismo, que foram os motivadores para aquisição de uma nova solução para gestão de pessoas em nuvem.

A aplicação da iFractal automatiza processos manuais, faz registro de ponto e permite acesso às marcações e justificativas de ausência no trabalho pelos funcionários em tempo real por meio de qualquer dispositivo conectado à internet.

Enilene Amaral2c diretora de Recursos Humanos2c Tecnologia da Informação e Comercial do Grupo Aba Motors2c que controla a Aba Harley Davidson. 1“Trata-se de um sistema dinâmico, interativo, estruturado totalmente no canal web e que visa proporcionar mais agilidade na gestão das rotinas diárias de marcação do ponto”, conta Enilene Amaral, diretora de Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Comercial do Grupo Aba Motors, que controla a Aba Harley-Davidson.

A executiva informa que antes da tecnologia da iFractal, o RH da Aba Harley-Davidson usava um software de controle da jornada de trabalho mais burocrático e que demandava muito tempo para apuração e integração de informação à folha de pagamento. Com a chegada da nova solução, ela avalia que a concessionária não só ganhou tempo, que é dinheiro para empresa, como deu mais agilidade aos gestores que operam o sistema dia a dia. Na sua visão, a rotina se tornou muito mais prática e fácil.

O novo software de gestão de pessoas teve boa aceitação, segundo Enilene, e hoje é usado por 280 colaboradores da megastore Aba Harley-Davidson com benefícios para a empresa. Os principais ganhos são mais velocidade nos processos, que gera economia. Antes os gestores perdiam em torno de 3 a 4 horas por semana somente com o trabalho do registro de ponto dos funcionários.

“Se considerarmos uma empresa com aproximadamente 20 gestores, estamos falando que 320 horas por mês eram perdidas com apuração de ponto. Se tomarmos a remuneração média de um executivo como R$ 15 mil, estamos falando de uma economia anual de R$ 261 mil. E o tempo que era perdido em rotina complexa, hoje é aplicado em conversão de novas vendas”, comemora a executiva.

Marcelo Germano de Oliveira2c diretor comercial da iFractal
Foto: Elder Buck

O aplicativo em nuvem contempla um simulador de economia que indica as possíveis porcentagens para corte de gastos com abonos duvidosos, horas extras e questões trabalhistas. “Essas funcionalidades geram reduções de custos significativas, visto que o cliente tem controle sobre as situações de não conformidade legal antes de enviar os dados para processamento da folha de pagamento”, informa Marcelo Germano de Oliveira, diretor comercial da iFractal.

O executivo garante que os funcionários podem realizar o registro de ponto de forma segura com foto, geolocalização e acessar as marcações e justificativas. Essas funcionalidades, de acordo com Oliveira, estão de acordo com as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e requisitos da portaria 373/2011 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que regulamenta o uso do registro de ponto eletrônico.

Foco nos negócios com a nuvem

A adesão ao novo sistema de gestão de pessoas reforça a cultura do uso de TI na Aba Harley-Davidson. Enilene relata que todo o parque de 12 computadores corporativos, que processa as operações da megastore, estão hospedados em cloud computing.

“Fisicamente, não temos nenhum servidor na casa. O ganho em redução de custos e qualidade de atendimento é inegável. Além disso, a tranquilidade que ganhamos ao migrarmos para nuvem é visível. Com isso, focamos o nosso tempo e dedicação para sairmos na frente naquilo que é o objeto da empresa: que é venda de veículos. Esse é nosso main-core”, diz Enilene.

O próximo passo é a migração dos aplicativos de negócios para a nuvem. “Nós trabalharemos, inicialmente, os processos de vendas de veículos, pagamentos de fornecedores em geral e rotinas de RH. Mas a ideia é expandir para todos os demais macroprocessos existentes no grupo e, mais a frente, integramos esses processos ao nosso ERP geral”, planeja executiva.

Entre os ganhos apontados por Enilene com a migração para cloud computing estão otimização do tempo com fluxo de documentos; flexibilidade, autorizações de compras e vendas pelo celular; além de redução de custo.

Com esses benefícios, a executiva destaca que a TI exerce papel fundamental na estratégia e definição dos rumos que a empresa pretende seguir. “TI é a área que faz com que nós enxerguemos o sonho e o torna realidade de novas implantações”, esclarece a diretora do Grupo Aba Motors.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.