A3Data lança célula de inovação como foco em dados e IA generativa
Batizada de JumpStart, iniciativa busca capacitar clientes nas tomadas de decisões
A A3Data, consultoria especializada em dados e Inteligência Artificial (IA), anunciou a criação de uma nova célula de inovação que reforça a cultura data driven da empresa e busca acelerar a resolução de problemas das organizações.
Batizada de JumpStart, a iniciativa vai apoiar empresas com soluções sob medida aos seus desafios de negócios, capacitando-as nas tomadas de decisões, ampliando a eficiência operacional.
A JumpStart faz parte do plano de investimentos de R$ 15 milhões advindos da parceria entre a A3Data e a Rede Mater Dei de Saúde, que no final de 2021 adquiriu 50,1% da empresa de tecnologia em função do seu interesse por projetos de Inteligência Artificial e Data Analytics, no intuito de ter um braço forte de healthtech. Entre os clientes que já iniciaram projetos com a JumpStart estão Unimed Federação Minas, Grupo Houer e Bold Finance.
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“O investimento vem dando ótimos frutos, pois a A3Data tem sido relevante no suporte para tomada de decisões frente às novas tendências do setor de saúde. A parte primária do investimento está sendo direcionada ainda para o desenvolvimento de novos produtos”, comenta o CEO da A3Data, Rodrigo Pereira.
Os esforços em Inteligência Artificial têm contribuído nos resultados da A3Data. De acordo com dados divulgados pela A3Data, o faturamento saltou de R$ 3,8 milhões em 2020, para um faturamento de R$ 32,5 milhões em 2022.
“O mercado aprendeu a coletar dados, mas não sabe como usá-los. Com base em nossas experiências em projetos de Inteligência Artificial, unimos os recursos de tecnologia, como Ciência e Análise de Dados, Infraestrutura em Nuvem e IA, ao design para desenhar jornadas e prototipar produtos que resolvem, num curto espaço de tempo, os problemas que as empresas já têm mapeados”, complementa Pereira.
Atendendo a corporações como Stellantis, BTG, Cyrela, Inter, Grupo Elfa, entre outras, a A3Data pensou na nova divisão a partir de uma demanda de mercado ao detectar que muitas empresas têm o desejo de trazer a IA como solução para questões de negócio ou de gestão, mas estão correndo contra o tempo — já que o desenvolvimento tecnológico aconteceu bem mais rápido do que a maioria dos profissionais conseguiu acompanhar.
“Percebemos a vontade de desenvolver projetos que provassem valor no curto prazo com um menor risco, mais agilidade e inovação – além da necessidade de uma transferência de conhecimento contínua, já que o universo da IA ainda pode ser considerado uma novidade e o ambiente empresarial segue com um grande déficit de novas competências”, conta Morgana Rissinger, coordenadora do JumpStart e de New Business Development da A3Data.
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