Categories: Notícias

A utópica área cinza de analytics e a transformação digital

Ao pensar em analytics ou transformação digital, geralmente temos uma ideia de imediatismo, mas esse pensamento está longe de ser realidade. A adaptação a essas ferramentas tecnológicas não é tão “preto no branco” e requer um caminho digital para a modernização da infraestrutura digital da empresa.

Coleta e análise de volumes de dados podem ser implementadas de maneiras que vão desde um banco de dados simples até uma estratégia de marketing e atualização de informações. Atualmente, são infinitas as capacidades e oportunidades que médias e grandes empresas possuem de implementar soluções tecnológicas e isso pode gerar todos os tipos de benefícios para elas. A organização pode otimizar seu funcionamento ou expandir seu mercado. Tudo é relativo e, dependendo da área de foco da análise, em cada caso, o resultado é diferente.

Ainda existe a concepção errônea de que empresas digitas devem apenas implementar a tecnologia nos processos e que é uma questão de tudo ou nada: ou toda a infraestrutura digital da empresa é alterada ou não é possível progredir. Trata-se de uma área cinza (e a que mais deve ser aproveitada). Esse meio termo permite exploração única para cada companhia, fortalecimento de certas áreas dependendo de suas necessidades e isso é o ideal. Não é preciso muito para criar um grande impacto, mas sim avançar aos poucos para evitar uma ruptura da coluna vertebral da empresa.

Para que a transformação de TI de uma empresa seja bem-sucedida, ela deve seguir quatro princípios: ter uma infraestrutura distribuída e ágil, substituir o hardware pelo software para otimizar a gestão de dados; acessar dados a qualquer momento, em qualquer lugar e em tempo real para operar e tomar decisões de forma imediata e embasada; implementar vários canais de comunicação de acordo com a amplitude do público-alvo; e implementar análises práticas e mensuráveis para revelar novas oportunidades de negócios. Já não se trata de pesquisa de mercado, mas de algo muito mais complexo e abrangente.

Estamos em fase de transformação e experimentação. Nem toda implementação tecnológica já foi inventada ou solucionada, mas sua ampla gama de ações já foi comprovada. De acordo com pesquisa da IDC, um a cada três CEOs das 3 mil maiores empresas da América Latina colocará a transformação digital como base de sua estratégia corporativa em 2017. Isso inclui desde companhias totalmente especializadas, passando pelo setor financeiro até as multinacionais que englobam mais de uma unidade de negócios.

A área cinza da tecnologia permite a inovação em todos os setores: a coleta de dados de trânsito para implementar soluções de mobilidade em cidades (smart cities) ou a atividade na internet para mostrar às pessoas publicidade de seu interesse. Analytics e Big Data são para todos. São essas ferramentas que permitem descobrir a próxima grande novidade por meio da análise preditivas de tendências e comportamentos sociais e de mercado.

De qualquer forma, vale ressaltar alguns benefícios oferecidos pela implementação correta de soluções de analytics e pela integração de dados internos e externos para agregar valor aos negócios, como, por exemplo, criar uma nova oferta de produtos e serviços inovadores com foco nas necessidades dos clientes; desenvolver estratégias segmentadas de acordo com os hábitos e/ou as características identificadas dos usuários; e, por fim, fazer a empresa evoluir para a transformação digital por meio de uma compreensão dos clientes.

Esse momento de implementação e adaptação é ideal para todos os tipos de empresas: é uma oportunidade para simplificar processos, modificar a infraestrutura de TI e inovar no mercado ou setor com o uso de dados internos e externos. Analytics tornou-se utopia que as empresas devem tentar alcançar.

*Rod Fontecilla é cientista-chefe de dados e líder global de data analytics da Unisys

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

1 dia ago