Notícias

A transformação digital chega ao setor de utilities

Assim como toda a economia, o setor de energia e serviços públicos também vem passando por um processo acelerado de transformação digital. Muitos destes processos estão sendo direcionados para o melhor aproveitamento dos dados gerados por usuários, permitindo aplicar análises de maneira eficaz e dando mais agilidade e acuracidade à tomada de decisões.

Quando é possível acessar informações mais precisas, análises avançadas e previsões baseadas em fatos, fica mais fácil impulsionar melhores operações e experiências para os clientes. É com este olhar que a AWS e seus parceiros têm fornecido às companhias de serviços públicos de energia elétrica, gás e água ferramentas que melhoram a confiabilidade e a satisfação dos clientes, reduzindo custos operacionais e protegendo a infraestrutura essencial.

A própria companhia se apresenta como exemplo, oferecendo eficiência energética 88% maior do que os data centers locais e avançando em direção à meta de usar 100% de energia renovável até 2030. Essa experiência tem sido colocada à disposição de empresas que queiram transformar e convergir a tecnologia da informação (TI) e a tecnologia operacional (OT), fornecendo uma base coesa para construir redes de distribuição descentralizadas, expandir o envolvimento digital dos clientes e descarbonizar energia e água para os seus clientes.

Resultados

Os resultados destas ofertas já são visíveis em uma série de empresas do setor que utilizam as soluções da AWS. A Enel, multinacional italiana fabricante e distribuidora de eletricidade e gás que atende a 61 milhões de clientes, reduziu em 21% o custo de computação e 60% o custo de armazenamento, além de reduzir o tempo de provisionamento de quatro semanas para dois dias. Tudo isso utilizando a AWS como plataforma para IoT e gerenciamento de energia.

No caso da Siemens AG, líder global em gerenciamento de energia e serviços públicos, o foco foi a migração de seu aplicativo de gerenciamento de dados para a nuvem. O aplicativo gerencia medidores EnergyIP (MDM), o que permite que mais de 200 empresas de eletricidade, gás e água gerenciem mais de 90 milhões de metros. Nos últimos 20 anos, a Siemens apresentou o EnergyIP MDM on-premise, mas recentemente a empresa reconheceu que poderia melhorar a eficiência da computação e o atendimento ao cliente, oferecendo também um serviço de MDM hospedado na nuvem.

Outro exemplo é o da GE Power, companhia que oferece soluções para a geração de energia a empresas de serviços públicos e eletricidade do mundo inteiro. A companhia executa seu aplicativo de análise de dados na AWS, usando Amazon Kinesis Data Streams e Amazon Elastic MapReduce. Com isso, ela utiliza a análise de dados para ajudar os clientes das centrais elétricas a economizar milhões de dólares, transmitir 500 mil registros de dados por segundo e ajustar a escala para acomodar a ingestão de 20 bilhões de tags de dados de sensores.

Webcast: Qual o valor da nuvem para o setor de utilities?

Para permitir que as empresas de utilities criem suas próprias soluções com base em um conjunto amplo e profundo de serviços em nuvem, a AWS desenvolveu soluções específicas para cada uma destas áreas.

Este portfólio, e como ele se encaixa nas demandas do setor, será apresentado por Omar Rodrigues, SAP Technical Business Development; Vinicius Silva, arquiteto de soluções da AWS para o setor público; e Eduardo Kodama, líder de vendas para setor de Power & Utilities no time AWS Setor Público no webcast Computerworld do próximo dia 8 de junho, às 11h.

Para assistir, cadastre-se previamente e de forma gratuita pelo link.

Recent Posts

DM9 e SoulCode anunciam parceria de capacitação em tecnologia

A agência DM9 e a SoulCode Academy anunciaram essa semana uma parceria para capacitar pessoas…

12 horas ago

SoftwareOne cria BU exclusiva para serviços Microsoft no Brasil

A empresa de origem suíça SoftwareOne anunciou recentemente a criação de uma unidade de negócios…

13 horas ago

CEO da Nutanix revela expectativas da parceria com a Dell

Rajiv Ramaswami, presidente e CEO da Nutanix, subiu ao palco do Next*, evento anual da…

15 horas ago

Neuralink fará segundo teste de implante cerebral

A Neuralink, empresa de neurotecnologia de Elon Musk, teve a aprovação da FDA (Agência de…

16 horas ago

Flexibilidade, inovação e compra da VMware pela Broadcom são motores de crescimento da Nutanix

Com as principais prioridades dos CIOs focadas na modernização de aplicações, inteligência artificial (IA), plataformas…

18 horas ago

IBM anuncia plataforma de código aberto no watsonx

Como forma de aumentar seu compromisso com o ecossistema de IA de código aberto, a…

19 horas ago