Notícias

A relação direta entre a automatização e o custo-benefício

No cenário empresarial, é possível extrair uma série de aprendizados obtidos no período de pandemia e isolamento social. O uso de soluções automatizadas, por sua vez, exerceu papel fundamental na construção de um ambiente de trabalho capaz de suportar os desafios ligados à distância e novos métodos organizacionais, a exemplo do modelo remoto. Hoje, com o retorno gradual à normalização das atividades, a transformação digital continua a proporcionar um leque de opções às lideranças corporativas. Se em momentos de maior instabilidade a tecnologia foi bem-sucedida na missão de amenizar o impacto de crises repentinas, no processo de recuperação poderá funcionar como um agente catalisador em termos de produtividade e otimização de tarefas.

Buscar por medidas eficazes e seguras é certamente um desejo compartilhado por qualquer gestor. Para lidar com a reestruturação de diretrizes e sistemas internos, contexto em que a margem de erro se mostra muito mais enxuta, o uso de ferramentas inovadoras vai de encontro a uma mentalidade que priorize o custo-benefício referente à simplificação de procedimentos e os possíveis ganhos financeiros. Transportando essa realidade para organizações inseridas no dinamismo do comércio exterior, a urgência de se discutir o tema é inquestionável.

Abrangência tecnológica reflete na valorização profissional

Em outros tempos, ao discutirmos a influência da máquina nas operações de uma empresa, era comum se deparar com pensamentos errôneos sobre os propósitos reais da tecnologia. Não se trata de substituir o fator humano e simplesmente inibir sua participação, pelo contrário, a inovação técnica apresenta meios de se construir um espaço que valorize os profissionais. Isto é, com a automação cuidando de tarefas exaustivas e padronizadas, será possível redirecionar equipes a funções estratégicas de alto grau de subjetividade. O protagonismo sempre pertencerá às pessoas, componentes centrais das empresas.

Munidos de insumos embasados pela assertividade tecnológica, os profissionais terão a segurança desejada para explorar suas funções com a excelência operacional tão desejada por figuras de liderança. Os ganhos para a produtividade justificam uma movimentação ousada nesse sentido, claro, utilizando a comunicação interna como fonte de conscientização e capacitação dos profissionais.

O impacto para uma gestão de Comex

Não é de hoje que o quadro de comércio Exterior exige um nível elevado de competitividade por parte das companhias. Esse aspecto caótico pode ser fundamentado por inúmeras razões. Sob a ótica do gestor, a necessidade de corresponder às obrigações de um mercado caótico é compatível com uma governança capaz de explorar seus recursos humanos, técnicos e financeiros. As demandas são numerosas e os desafios burocráticos exigem uma atenção redobrada quanto à segurança fiscal.

Nesse sentido, a automação de processos é uma saída operacional indispensável. Depositar as confianças em atividades manuais é flertar com prejuízos desnecessários, especialmente em situações em que a margem para falhas críticas é mínima. Quando o assunto é Comex, alta produtividade e estabilidade fiscal são características que fazem a diferença e colocam a empresa em um estágio avançado se comparada às que renegam a transformação digital.

Simplificação é caminho para redução dos gastos

É possível diminuir os gastos com uma rotina operacional automatizada? A resposta é positiva e os motivos são variados. A mobilidade conquistada pela automação de processos permite que ela habite diversos departamentos, integrando atividades e reduzindo a mão de obra em sua totalidade. Essa remodelação processual também elimina a frequência de retrabalhos e erros comuns ao manuseio humano. Destaco que a redução dos gastos não está exclusivamente ligada à diminuição de cada um deles. O retorno relacionado ao investimento em soluções digitas não só pode diluir esse gasto inicial, como construir uma cultura de custo-benefício apoiada na maximização dos resultados.

Por fim, utilizo o momento atual como referência para se recorrer à automatização. Com todas as adversidades colocadas à mesa, a tecnologia pode ser uma aliada estratégica para líderes e gestores que procuram eliminar gargalos operacionais enquanto constroem uma nova realidade produtiva. As contribuições são amplas: maior incentivo à produtividade e o engajamento de equipes e colaboradores, preparação de um território empresarial seguro e com uma saúde fiscal consolidada, otimização processual como porta de entrada para a redução de custos desnecessários, entre outros fatores determinantes para a ingressão na era digital.

Qual é a sua visão sobre o impacto da automação e seu custo-benefício?

*André Barros é CEO da eCOMEX – NSI. O executivo possui mais de 20 anos de experiência no segmento de Comércio Exterior. Possui vasta experiência no desenvolvimento e entrega de novos produtos e serviços e na transformação e gestão de negócios

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

19 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

21 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

21 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

23 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago