Mais lidas
1

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022

2

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados

3

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CIO estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  CIO

A relação direta entre a automatização e o custo-benefício

Presença tecnológica surge como uma alternativa bem-vinda para reduzir custos e potencializar a produtividade das equipes

Por André Barros*
10:08 am - 26 de agosto de 2020
Adobe Stock

No cenário empresarial, é possível extrair uma série de aprendizados obtidos no período de pandemia e isolamento social. O uso de soluções automatizadas, por sua vez, exerceu papel fundamental na construção de um ambiente de trabalho capaz de suportar os desafios ligados à distância e novos métodos organizacionais, a exemplo do modelo remoto. Hoje, com o retorno gradual à normalização das atividades, a transformação digital continua a proporcionar um leque de opções às lideranças corporativas. Se em momentos de maior instabilidade a tecnologia foi bem-sucedida na missão de amenizar o impacto de crises repentinas, no processo de recuperação poderá funcionar como um agente catalisador em termos de produtividade e otimização de tarefas.

Buscar por medidas eficazes e seguras é certamente um desejo compartilhado por qualquer gestor. Para lidar com a reestruturação de diretrizes e sistemas internos, contexto em que a margem de erro se mostra muito mais enxuta, o uso de ferramentas inovadoras vai de encontro a uma mentalidade que priorize o custo-benefício referente à simplificação de procedimentos e os possíveis ganhos financeiros. Transportando essa realidade para organizações inseridas no dinamismo do comércio exterior, a urgência de se discutir o tema é inquestionável.

Abrangência tecnológica reflete na valorização profissional

Em outros tempos, ao discutirmos a influência da máquina nas operações de uma empresa, era comum se deparar com pensamentos errôneos sobre os propósitos reais da tecnologia. Não se trata de substituir o fator humano e simplesmente inibir sua participação, pelo contrário, a inovação técnica apresenta meios de se construir um espaço que valorize os profissionais. Isto é, com a automação cuidando de tarefas exaustivas e padronizadas, será possível redirecionar equipes a funções estratégicas de alto grau de subjetividade. O protagonismo sempre pertencerá às pessoas, componentes centrais das empresas.

Munidos de insumos embasados pela assertividade tecnológica, os profissionais terão a segurança desejada para explorar suas funções com a excelência operacional tão desejada por figuras de liderança. Os ganhos para a produtividade justificam uma movimentação ousada nesse sentido, claro, utilizando a comunicação interna como fonte de conscientização e capacitação dos profissionais.

O impacto para uma gestão de Comex

Não é de hoje que o quadro de comércio Exterior exige um nível elevado de competitividade por parte das companhias. Esse aspecto caótico pode ser fundamentado por inúmeras razões. Sob a ótica do gestor, a necessidade de corresponder às obrigações de um mercado caótico é compatível com uma governança capaz de explorar seus recursos humanos, técnicos e financeiros. As demandas são numerosas e os desafios burocráticos exigem uma atenção redobrada quanto à segurança fiscal.

Nesse sentido, a automação de processos é uma saída operacional indispensável. Depositar as confianças em atividades manuais é flertar com prejuízos desnecessários, especialmente em situações em que a margem para falhas críticas é mínima. Quando o assunto é Comex, alta produtividade e estabilidade fiscal são características que fazem a diferença e colocam a empresa em um estágio avançado se comparada às que renegam a transformação digital.

Simplificação é caminho para redução dos gastos

É possível diminuir os gastos com uma rotina operacional automatizada? A resposta é positiva e os motivos são variados. A mobilidade conquistada pela automação de processos permite que ela habite diversos departamentos, integrando atividades e reduzindo a mão de obra em sua totalidade. Essa remodelação processual também elimina a frequência de retrabalhos e erros comuns ao manuseio humano. Destaco que a redução dos gastos não está exclusivamente ligada à diminuição de cada um deles. O retorno relacionado ao investimento em soluções digitas não só pode diluir esse gasto inicial, como construir uma cultura de custo-benefício apoiada na maximização dos resultados.

Por fim, utilizo o momento atual como referência para se recorrer à automatização. Com todas as adversidades colocadas à mesa, a tecnologia pode ser uma aliada estratégica para líderes e gestores que procuram eliminar gargalos operacionais enquanto constroem uma nova realidade produtiva. As contribuições são amplas: maior incentivo à produtividade e o engajamento de equipes e colaboradores, preparação de um território empresarial seguro e com uma saúde fiscal consolidada, otimização processual como porta de entrada para a redução de custos desnecessários, entre outros fatores determinantes para a ingressão na era digital.

Qual é a sua visão sobre o impacto da automação e seu custo-benefício?

*André Barros é CEO da eCOMEX – NSI. O executivo possui mais de 20 anos de experiência no segmento de Comércio Exterior. Possui vasta experiência no desenvolvimento e entrega de novos produtos e serviços e na transformação e gestão de negócios

Tags:
automatização
Brand Post por EXBIZ

Pesquisa: digitalização muda perfil de consumo de serviços financeiros

Estudo divulgado pela Akamai mostra um novo perfil de cliente, que busca experiências digitais mais completas

Em alta

Negócios

Gartner: mercado global de RPA atingirá US$ 2,9 bi em 2022
Em alta

CIO

76% dos CIOs não confiam na própria organização para se defender contra roubo de dados
Em alta

Notícias

Um terço dos brasileiros já foi vítima de fraude com cartão de crédito, diz IBM
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados