A morte do Internet Explorer: um livramento

A Microsoft desligou o suporte para o aplicativo de desktop Internet Explorer. Finalmente!

Author Photo
6:30 pm - 24 de junho de 2022
Laptop com o logo do Internet Explorer Adobe Stock

*Este artigo foi originalmente publicado em 15 de junho de 2022.

Hoje, finalmente, a Microsoft está encerrando oficialmente o suporte ao Internet Explorer. Adeus e boa viagem para o navegador web mais irritante de todos eles.

Vamos revisar:

Em 1993, quando escrevi a primeira história sobre essa coisa nova chamada ‘WEB’, eu sabia que seria grande. Isso é mais do que Bill Gates pensava na época. No Comdex de 1994, Gates disse: “Vejo pouco potencial comercial para a Internet nos próximos 10 anos”.

Opa.

Ele acertou, eventualmente. Mas nem ele nem a Microsoft foram os primeiros a lançar um navegador web. Longe disso!

O primeiro navegador gráfico popular veio do National Center for Supercomputing Applications (NCSA) da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign. Chamava-se Mosaic. Foi criado por Marc Andreessen e Eric Bina, mas embora seja o que todos se lembram, não foi o primeiro navegador gráfico. Essa honra vai para o ViolaWWW, um navegador Unix, enquanto o Cello foi o primeiro navegador gráfico do Windows.

O Mosaic, no entanto, foi o primeiro navegador a permitir a visualização de imagens nas páginas. Isso foi um divisor de águas. Os navegadores anteriores só podiam mostrar imagens como arquivos separados. Não foi uma disputa: o Mosaic venceu a primeira e mais antiga guerra de navegadores.

Um dia atrasado e um dólar a menos

Em 1995, Gates percebeu que a Microsoft precisava de algo para oferecer a todos os usuários que desejavam desesperadamente um navegador da web. Em maio de 1995, Gates começou a dizer coisas como: “A Internet é o desenvolvimento mais importante desde que o IBM PC foi lançado em 1981”; e a compará-la a um maremoto.

Um maremoto ou não, a Microsoft ainda não estava pronta. Sua resposta rápida foi adotar o Spyglass, uma versão comercial do bem-sucedido navegador Mosaic. Essa foi a base do Internet Explorer (IE) 1, que estreou em agosto de 1995, como parte do Microsoft Plus para Windows 95, um pacote complementar de software do Windows.

IE 1 foi um fracasso. Ele também criou rancor com a Spyglass, que havia prometido uma porcentagem dos lucros da Microsoft com o IE. Mas a Microsoft começou a agrupar o IE com o Windows – e, portanto, não teve lucros. A Microsoft acabaria por fazer um acordo com a Spyglass por US$ 8 milhões em 1997.

Esta base de código Spyglass/Mosaic permaneceria parte do IE até que o IE7 fosse lançado. A janela “Sobre” do IE1 ao IE6 continha o texto “Distribuído sob um contrato de licenciamento com a Spyglass, Inc.” Há alegações de que a Microsoft inovou com o IE. Isso não aconteceu.

Ao mesmo tempo, Andreessen pegou o código Mosaic e o transformou no primeiro navegador da Web de grande sucesso, o Netscape. Andreessen se gabou de que o Netscape “reduziria o Windows a um conjunto de drivers de dispositivo mal depurados”.

Netscape na mira

A Microsoft levou a ameaça a sério. O CEO da Netscape, James Barksdale, mais tarde testemunharia que, em uma reunião de junho de 1995, a Microsoft propôs que as duas empresas dividissem o mercado de navegadores, sendo o Internet Explorer o único navegador para Windows. Se a Netscape não obedecesse, a Microsoft a esmagaria.

“Nunca estive em uma reunião em meus 33 anos de carreira em que um concorrente tivesse insinuado tão descaradamente que deveríamos parar de competir com ele ou o concorrente nos mataria”, disse Barksdale, durante o julgamento antitruste do Departamento de Justiça contra a Microsoft, em 2001.

Apesar desse aviso, a Netscape continuou a liderar a revolução tecnológica. O Netscape Communicator foi onde a verdadeira inovação aconteceu. JavaScript, por exemplo, é sem dúvida a linguagem de programação mais popular globalmente, e JavaScript foi uma criação da Netscape. Mas, a Microsoft, com toda a justiça, também teve seus momentos. Por exemplo, o IE 3.0 foi o primeiro navegador a adotar Cascading Style Sheets (CSS), em 1996.

Mas a verdadeira razão pela qual estamos dizendo adeus ao IE apenas hoje, muito depois que o Netscape se tornou história, é que a Microsoft explorou seu monopólio ilegal de PC/Windows para bloquear o Netscape dos computadores. A Microsoft forçou os fornecedores de PCs a colocarem o novo sistema operacional e seu navegador em todos os seus PCs. O objetivo não era tanto matar outros fornecedores de sistemas operacionais para PC; não havia nenhuma competição real do sistema operacional em meados dos anos 90. O objetivo era destruir o Netscape.

Os tribunais concordaram. O Departamento de Justiça ganhou em seu processo contra a Microsoft porque o monopólio de PCs da empresa tornou impossível para a Netscape competir com o IE. Infelizmente, o governo deu um tapa no pulso da Microsoft em vez de dividi-la em empresas separadas ou abrir o código de seu código. E a Netscape morreu, assim como a Microsoft havia ameaçado em 1995.

Assim, muitos de vocês cresceram com o IE como o navegador que conheciam e amavam. Bem, você não era um especialista.

Não com um estrondo, mas um choramingando

A Microsoft parou de inovar com o IE, principalmente depois que lançou o IE6 com Windows XP em 2001. Por que se preocupar? Os usuários não estavam indo a lugar nenhum. Eles não tinham alternativas reais. Em meados dos anos 2000, a participação de mercado do IE era consistentemente superior a 90%.

Mas, eventualmente, o Firefox, a partir do antigo código do Netscape, tornou-se uma alternativa viável por volta de 2005. O verdadeiro fim do IE começou, porém, quando o Google decidiu fazer um navegador web moderno, rápido e eficiente, o Chrome, em 2008.

A Microsoft nunca alcançou. Hoje, o navegador moderno da Microsoft, o Edge, é baseado no Chromium, a base de código de código aberto do Chrome. De fato, exceto o Firefox, todos os principais navegadores da Web atuais do Windows são construídos na base do Chromium. O Edge oferece um recurso chamado modo IE, que usa o mecanismo Chromium para sites modernos e o mecanismo Trident MSHTML do IE11 para sites legados criados para funcionar com o Internet Explorer.

IE em si? Foi deixado para morrer de negligência. Apesar disso, as pessoas ainda estão usando o IE hoje, Deus as ajude! O Programa Digital Analytics (DAP) do governo federal dos Estados Unidos mostra uma média de 300.000 visitas de sites do IE a sites do governo nos últimos 7 dias.

Embora o suporte para o IE11 no Windows 10 termine em 15 de junho, a Microsoft não está apenas acabando com ele. Não, o cliente de desktop IE11 no Windows 8.1 e Windows 7 (e até mesmo no Windows 10 Enterprise, versão 20H2), com atualizações de segurança estendidas, será ativado.

Além disso, o modo IE no Microsoft Edge ainda terá suporte até pelo menos 2029. Então, sim, esses sites e aplicativos miseráveis apenas para IE ainda funcionarão nos próximos anos. Isso significa que você não deseja desinstalar o IE por conta própria. O Edge ainda usará essa funcionalidade quando for executado em um site antigo. A Microsoft também disse que os aplicativos de desktop do IE serão progressivamente redirecionados para o Microsoft Edge por enquanto.

Quando o IE será realmente enterrado? Nós não sabemos. A Microsoft não está dizendo. Algum dia, porém, você receberá uma atualização do Windows que elimina o IE de uma vez por todas.

Eu não posso esperar!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.