Mais lidas
1

CIO

Custos com ransomware podem chegar a US$ 265 bi até 2031

2

CIO

Como entrar em um conselho de administração: 10 dicas para CIOs

3

Notícias

Lenovo anuncia investimento de R$ 60 mi em centro de pesquisa 5G no Brasil

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

A LGPD vai decretar o fim do Marketing Direto?

O Brasil tem uma média de 45 chamadas por mês por usuário, liderados pela indústria de telecomunicações com oferecimentos de novos pacotes ou produtos

*Cyro Diehl
14:01 pm - 21 de janeiro de 2020
Shutterstock

Segundo pesquisa realizada pela Truecaller, o Brasil continua no incomodo quarto lugar de Países mais impactados somente por SMS. Ficamos apenas atrás de países como Ethiópia, África do Sul e o Quenia, com uma média de 87 SMS por mês por usuário somente em 2019.

Mas talvez o que mais nos incomode, e sofremos diariamente com isto, são os chamados spam calls, chamadas indesejadas e não autorizadas. Neste quesito somos os campeões, segundo a mesma pesquisa. Temos uma média de 45 chamadas por mês por usuário, liderados pela indústria de telecomunicações com oferecimentos de novos pacotes ou produtos.

Isto é o resultado do uso descontrolado do chamado Marketing Direto, que utiliza estratégias como: mala direta, televendas, email marketing e mídias sociais. O custo para se rodar uma campanha utilizando estes canais possuem um custo bastante atraente, mas desconsidera totalmente a satisfação dos seus clientes e prospects. Esta estratégia de utilização do marketing direto levou a criação de um verdadeiro mercado negro de informações pessoais.

É muito fácil comprar uma lista de pessoas, e-mails, empresas por três mil reais no centro de São Paulo e iniciar uma campanha. Durante alguns meses, tive a curiosidade de em casos de recebimento de spams, em clicar no link de descredenciamento e remover meu e-mail dela. Pude contar mais de cinquenta nomes diferentes de lista, e muitas vezes a mesma lista com diversas empresas que nunca autorizei o contato. Bom, desisti de continuar e após alguns meses, a mesma empresa utilizando listas diferentes novamente me enviaram spams.

E como todo este caos, nossos dados fluindo abertamente, em diferentes listas pela internet terá fim?

O nome desta solução é a LGPD que entra em vigor em agosto de 2020. Sim, uma Lei que irá proteger os nossos dados, não somente de chamadas indesejadas ou e-mails com conteúdo desinteressantes. Mas proteger para que empresas más intencionadas não possam fazer uso de nossos dados, para não trazerem ofertas, mas causarem prejuízos a nós.

Ela afeta diretamente os Departamentos de Marketing, que para a sua sobrevivência, deverão se transformar em verdadeiras editoras de conteúdo. Isto mesmo, vence aquele que agregar mais valor aos seus clientes. Várias pesquisas apontam que mais de 85% das pessoas dariam a última oportunidade de comprar daquele fornecedor que agregou em primeiro lugar informações relevantes sobre um serviço ou produto.

Portanto, a LGPD vem somente separar o joio do trigo, como dizem. Ela vai dar oportunidades àquelas empresas e profissionais que realmente atendam às necessidades de um consumidor. É a vez do marketing 1:1, do Roger&Peppers, da experiência individualizada e personalizada.

Ainda temos tempo para nos prepararmos para a nova Lei. Pouco. Mas ninguém quer ser o joio da LGPD, certo?

*Por Cyro Diehl, CEO da Be Compliance

Tags:
dados
LGPD
marketing direto
Em alta

CIO

Custos com ransomware podem chegar a US$ 265 bi até 2031
Em alta

CIO

Como entrar em um conselho de administração: 10 dicas para CIOs
Em alta

Notícias

Lenovo anuncia investimento de R$ 60 mi em centro de pesquisa 5G no Brasil
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados