A importância de saber dizer ‘não’ no trabalho

Segundo especialista da Robert Half, dizer sim para todas as solicitações não te fará necessariamente subir mais rápido na carreira

Author Photo
12:30 pm - 04 de agosto de 2019

Normalmente, imaginamos que é preciso dizer sim o tempo todo para sermos reconhecidos como bons profissionais, especialmente quando a solicitação vem de alguém do alto escalão. No entanto, essa prática de dizer “sim” para tudo não nos fará necessariamente subir mais rápido na carreira, conforme explica a empresa especializada em recrutamento Robert Half em um novo artigo sobre o assunto.

Pelo contrário até, destaca o diretor geral da Robert Half no Brasil, Fernando Mantovani, já que ao fazer isso podemos acumular tarefas e colocar prazos em conflito, apesar dos esforços envolvidos para conseguir entregar todas as tarefas e pedidos.

“Podemos acabar sendo percebidos como secretários particulares de algum superior ou o faz tudo da área. E quem faz tudo, acaba não fazendo nada. E muito menos sendo reconhecido”, explica o especialista, que chama a atenção para a importância de aprender a dizer não no momento certo.

De acordo com Mantovani, saber quando é preciso dizer “não” pode não apenas ajudar a valorizar o seu trabalho, mas também o seu tempo. “Não vale a pena, por exemplo, desmarcar uma reunião de equipe, porque o chefe fez um pedido em cima da hora que não é urgente nem fundamental naquele momento”, aponta.

Para isso, explica, é preciso saber negociar: perguntar prazos, explicar quais os projetos que estão em andamento e também as possibilidades para que a “demanda surpresa” possa ser atendida. Por fim, Mantovani decreta: “Um bom profissional é aquele que respeita seus compromissos, estabelece prioridades e sabe dizer não quando é preciso”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.