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A importância da Inteligência Artificial na era pós-cookies

A mudança proposta pela Google e outras grandes operadoras em acabar com os cookies de terceiros significa uma grande mudança para o mercado de varejo, já que em sua maioria os sites utilizam esses cookies para entender os hábitos do consumidor rastreando o usuário e utilizando essas informações para aumentar a personalização para cada cliente.

Com essa nova proposta, os cookies de terceiros não existirão mais, deixado as empresas com maiores dificuldades em atrair o consumidor para seus sites e limitando a personalização do atendimento e marketing individual.

Prevista para entrar em vigor em 2022 a novidade já preocupa muitos e, a partir de agora, as marcas e empresas terão de batalhar para levar consumidores aos seus sites. Estratégias como palavras-chave e conteúdo otimizado através de SEO serão as principais táticas, pois o rastreamento de comportamento em toda a web se torna muito mais difícil.

Inteligência Artificial

O uso de tecnologia como a Inteligência Artificial se mostra como uma das principais saídas para as empresas manterem o serviço de forma personalizada sem a utilização de cookies terceiros. O sistema de IA é capaz de armazenar o ID único utilizado pelo consumidor na hora que navega pelo site em um cookie primário, sendo assim possível driblar as novas determinações vigentes.

Através da Inteligência Artificial é possível entender o comportamento do usuário a fundo, o que permite com que a empresa interaja de forma personalizada e de forma sutil e em tempo real com descontos, ofertas, sugestões precisas.

A utilização de serviços como IA se mostra uma alternativa muito eficaz e sofisticada para uma personalização e experiência individual para cada possível cliente da empresa. A IA pode, por exemplo, identificar produtos deixados pelo consumidor na sacola, ou colocados e posteriormente retirados, e assim enviar anúncios e promoções sobre este mesmo produto.

As novas medidas vindas com a revolução dos cookies começam apenas em 2022, mas até lá todas as empresas devem se preparar para a utilização apenas de cookies primários.

A extinção dos cookies terceiros dificultará ainda mais a forma de atendimento e personalização dos varejistas, por isso é necessário que essas empresas pensem além deste prazo e invistam em soluções pautadas na tecnologia, como a IA, para que a leitura de dados de cada consumidor seja feita da forma mais sofisticada e efetiva possível, e assim, entrem nessa nova fase totalmente preparados.

*Távim Moura é diretor comercial da Fanplayr no Brasil

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