A evolução (e eventual fim) dos monitores de computador

Há 40 anos usamos monitores de computador para trabalhar com nossos desktops e laptops, mas a forma como vemos o mundo on-line vai mudar

Author Photo
2:30 pm - 05 de julho de 2022
monitores

*Fato relevante: Todas empresas mencionadas são clientes do autor

Encontrei-me esta semana com Stefan Engel, Vice-Presidente e Gerente Geral de Negócios Visuais da Lenovo, e conversamos sobre onde estão os monitores – e para onde estão indo. Isso me levou a refletir sobre por que os monitores provavelmente se tornarão obsoletos até o final da década e as diferentes abordagens que Dell, HP e Lenovo estão adotando agora.

Deixe-me começar com esse último ponto primeiro.

Dell, HP e Lenovo marcham em diferentes ritmos

Quando se trata de configurar um monitor, a maioria dos usuários também está interessada em alto-falantes e uma webcam – especialmente no mundo centrado em vídeo no qual trabalhamos agora. A Dell vê seus monitores como itens totalmente separados; câmeras e alto-falantes (com algumas exceções) geralmente são separados, embora a Dell tenda a oferecer suporte a conexões de carregamento e acessórios, transformando-os em hubs USB.

A HP geralmente prefere construir seus alto-falantes e câmeras em seus monitores. Essa abordagem leva a uma área de trabalho mais limpa, porque você só precisa se preocupar com um cabo e o resultado parece menos com algo montado a partir de peças criadas por diferentes designers. (Você também pode abaixar a câmera, desligando-a para total privacidade; os funcionários geralmente estão preocupados que os gerentes os estejam espionando e as câmeras tenham sido comprometidas no passado.)

A Lenovo geralmente se encaixa entre a Dell e a HP, ou fará isso com o tempo. Ele fornece uma porta USB na parte superior do monitor para uma câmera ou câmera/alto-falante. Isso parece mais elegante do que a configuração da Dell e oferece mais flexibilidade do que a da HP, mas prende você a uma câmera e alto-falante Lenovo. Ainda assim, permite atualizações de acessórios no futuro, se a Lenovo produzir câmeras e alto-falantes especializados para seus monitores.

A abordagem da Dell oferece mais flexibilidade, a da HP oferece a aparência mais limpa e a Lenovo oferece uma mistura decente dos dois conceitos.

A evolução que está a caminho

Monitores profissionais e consumidores estão divergindo, e essa divergência está prestes a se acelerar. Para aqueles que usam principalmente um monitor para trabalhar em casa ou no escritório, as telas LCD estão dando lugar a monitores mini-LCD com resoluções mais altas. Os monitores OLED estão chegando, mas devido ao risco de burn-in e à tendência de usar imagens estáticas para o trabalho, o OLED não é proeminente no lado comercial. Os consumidores querem OLED por seus pretos profundos e cores brilhantes, mas para usuários corporativos, imagens estáticas podem fazer com que essa tecnologia cara falhe prematuramente. Até que esse problema de burn-in seja resolvido, é improvável que eles sejam muito populares para as empresas.

A tecnologia de hub USB foi adotada por todos os principais fornecedores e provavelmente será aprimorada com o tempo à medida que a tecnologia USB avança. O mesmo vale para a resolução da tela: para compradores de monitores que mudam de LCD para mini-LCD, o caminho de atualização esperado inclui telas 4K. Atualmente, não parece haver muita demanda por telas de 8K (fora de alguns nichos no lado da engenharia e animação de filmes), mas isso pode mudar à medida que o 4K comercial se tornar mais predominante, provavelmente após 2025.

O fim dos monitores como os conhecemos

O próximo grande passo para os monitores serão os head-mounted displays (HMD). A Dell está deixando essa tendência de lado por enquanto, a HP tem um fone de ouvido VR comercial bom e com bom preço, e a Lenovo tem o primeiro monitor head-mounted de um grande OEM. (Ele também oferece o primeiro concorrente Hololens de um grande OEM.) Enquanto escrevia, as primeiras lentes de contato Smart AR também entraram em testes.

Uma vez que os HMDs amadurecem (permitindo oclusão conforme necessário e resoluções que proporcionam uma experiência 4K), a necessidade de monitores tradicionais provavelmente cairá de um penhasco. Com monitores, você está limitado pelo tamanho do monitor. Para preencher todo o seu campo de visão, você precisa de um muito grande ou precisa se sentar muito perto de um monitor menor e de resolução mais alta. Um HMD, uma vez que pode preencher seu campo de visão, fornece espaço de monitor virtual quase ilimitado.

Além disso, com HMDs, você pode chegar a tamanhos virtuais extremos para trabalhadores móveis e até mesmo fazer coisas como fornecer recursos de Alerta ao caminhar ou andar de scooter ou bicicleta. Também posso imaginar um futuro em que as telas dos carros sejam substituídas por um head-mounted display, onde você possa configurar seu painel virtual da maneira que quiser. E então, quando o carro está sendo conduzido de forma autônoma, você pode alternar do mundo real para jogos ou filmes para entretenimento. Tudo o que você precisa fazer é escurecer as janelas, o que é muito mais barato do que transformá-las em displays.

Sai o velho, entra o novo

Os monitores estão chegando ao fim de sua execução, embora ainda representem a melhor maneira de interagir visualmente com os computadores. Os mercados consumidor e profissional podem estar divergindo, mas não para o trabalho híbrido, onde os mesmos recursos são valorizados tanto em casa quanto no escritório. Os consumidores eventualmente terão opções OLED e velocidades de atualização mais rápidas para jogos, enquanto o impulso por dispositivos 8K de alta resolução provavelmente será interrompido devido à falta de conteúdo 8K atraente.

Eventualmente, os monitores evoluirão para head-mounted display e coisas como lentes de contato AR amadurecerão para se tornarem alternativas verdadeiramente viáveis. Espero que vejamos o mundo on-line de uma maneira totalmente nova até o final da década.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.