99 usa inteligência artificial e reduz em 60% ocorrências graves

Plataforma de mobilidade também destaca que 99,99% das corridas terminam em segurança

Author Photo
9:02 am - 30 de janeiro de 2020

A quantidade de ocorrências graves na plataforma de mobilidade 99 foi reduzida em 60% (por milhão de corridas) em 2019. A empresa anuncia que o resultado veio após investimento robusto em segurança.

Como parte do plano, a 99 investiu em inteligência artificial (IA) para monitorar o perfil das chamadas; detectar corridas perigosas; e até mesmo prever incidentes antes que ocorram.

Segundo a empresa, a tecnologia seria equivalente a milhões de profissionais analisando cada chamada individualmente. Com os algoritmos, em poucos segundos a plataforma é capaz de fazer esse trabalho. A 99 explica que a IA analisa padrões de comportamento como de horário, pagamento e histórico do usuário.

Por exemplo, um passageiro que recém criou sua conta, solicitou uma corrida em dinheiro e em horário avançado, é considerado como de risco.

A soma desses fatores pode resultar em um bloqueio automático da conta ou na validação de identidade. Dados como CPF, cartão de crédito e data de nascimento podem ser solicitados.

Segundo Thiago Hipólito, Diretor de Segurança da 99, quase 100% (99,99%) das chamadas “terminam em segurança”.

“Mas não estamos tranquilos com esse número e vamos nos manter dedicados em sempre promover mais proteção antes, durante e depois das corridas”, disse o executivo.

No Brasil, o setor de segurança da 99 é composto por mais de 150 profissionais. Estão reunidos ex-militares, engenheiros de dados e psicólogos.

Enquanto isso, a plataforma ganha mais espaço no mercado: já completou um bilhão de corridas e acumula 18 milhões de usuários.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.