99 lança IAs para proteger passageiras de assédio

Batizadas de Pítia e Atena, inteligências artificiais já reduziram casos de assédio em mais de 45% no app de mobilidade

Author Photo
3:44 pm - 04 de maio de 2021
99

A 99 anunciou o lançamento em seu app duas novas inteligências artificiais que detectam risco de assédio para passageiras e enviam a elas apenas motoristas mulheres ou bem avaliados. As ferramentas, batizadas com os nomes gregos Pítia e Atena, prometem prevenir essas situações e aumentar a segurança das passageiras em cenários de vulnerabilidade, como viagens à noite, mais longas, chamadas por terceiros ou partindo de regiões com bares e casas noturnas.

A análise é feita pelos dois algoritmos em frações de segundo. Depois, as AIs entram em ação: enquanto Pítia é responsável por alocar somente motoristas com maior pontuação de segurança, Atena dispara orientações aos motoristas sobre a importância de manter o profissionalismo, além de fornecer dicas às passageiras sobre como agir em caso de assédio.

Segundo a 99, nos testes realizados nos quatro meses anteriores ao lançamento, Pítia reduziu número de ocorrências sexuais contra passageiras em 45%. Atena conseguiu diminuir os casos em 17% em uma semana.

Leia mais: Estudo: 80% dos consumidores online aceitam recomendações de IA

Pamela Vaiano, diretora de Comunicação da 99, ressalta que a tecnologia é capaz de identificar as situações de maior risco e atuar antes mesmo que um problema aconteça. “Usar inteligência artificial é o mesmo que ter especialistas em segurança feminina monitorando, 24 horas, cada uma das corridas do app”.

A 99 também informa que utiliza outra inteligência artificial, chamada de Ártemis, que identifica automaticamente denúncias de assédio deixadas nos comentários após as corridas, banindo agressores e direcionando atendimento humanizado às vítimas. Desenvolvida com consultoria da Think Eva, organização voltada para empoderamento feminino, a solução efetua uma análise semântica das frases para identificar casos de violência de gênero.

De acordo com a empresa, 730 pessoas, entre motoristas e passageiros, são identificadas e banidas semanalmente por cometerem algum tipo de assédio. A Ártemis já aprendeu sozinha novos termos, tendo passado de 350 em 2018 para mais de mil atualmente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.