Mais lidas
1

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia

2

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!

3

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
  • Home >  
  • Notícias

96% das empresas de TIC querem investir em treinamento em 2022

Segundo estudo da Deloitte, empresas de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (TMT) terão como prioridade formação de funcionários e P&D

Redação
10:03 am - 25 de março de 2022
Imagem: Shutterstock

A maioria das grandes empresas de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (TMT) com atuação no Brasil planeja investir em qualificação tecnológica dos seus funcionários, enquanto expandem seus times, apontou a edição deste ano da pesquisa “Agenda”, da Deloitte. 96% dos empresários do setor afirmaram que têm como investimento prioritário o treinamento e formação de funcionários.

As áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) também receberão destaque neste ano, segundo o relatório. O estudo foi realizado com 491 empresas, 57 do setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações.

“A formação e treinamento de profissionais voltados às questões tecnológicas tem sido uma das prioridades das empresas do setor que, cada vez mais, sentem a necessidade de se manterem atualizadas e competitivas frente à aplicação de soluções e ferramentas inovadoras em suas rotinas”, destaca Marcia Ogawa, sócia-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte.

Leia mais: Qualcomm lança fundo de US$100 mi com foco em metaverso

Do segmento de TMT, 61% dos empresários declararam que pretendem aumentar o quadro de profissionais em 2022. A manutenção do quadro, sem substituições, será realizada por 14% das empresas. Já a manutenção com substituições por 22%; apenas 4% dos empresários afirmaram realizar diminuição do quadro de funcionários.

Entre os que pretendem reduzir ou substituir, as razões mais indicadas foram a redução de custos (50%), a substituição por profissionais mais qualificados (42%) e a diminuição da demanda (8%). Vale ressaltar que a robotização/automação de processos foi apontada por 25% dos empresários ouvidos como razão da redução do quadro de colaboradores.

Os outros investimentos apontados como prioritários pelos participantes foram em lançamento de produtos ou serviços (94%), Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), apontado por 76%, e parceria com startups (57%).

Investimentos na área também serão direcionados a sistemas e ferramentas de gestão e segurança digital (ambos para 98% dos empresários), infraestrutura (96%), gestão de dados (94%), ferramentas de customer marketing (91%), canais de atendimento ao consumidor (81%) e canais de vendas online (67%).

Tecnologias emergentes também terão seu lugar entre os investimentos neste ano, com 38% das empresas afirmando que investirão em Robôs Móveis Autônomos (AMR); digitalização do parque fabril (23%) e realidade virtual aumentada e drones (15%).

Na área de P&D, 80% dos empresários realizarão investimentos ao longo de 2022. Das empresas que afirmam investir, 59% pretendem focar em pesquisa aplicada, 52% no desenvolvimento experimental, 20% em pesquisa básica dirigida e 7% em tecnologia industrial básica.

De forma geral, o segmento de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações está otimista na expectativa da variação da taxa de crescimento das vendas para 2022. Ultrapassando a média geral dos respondentes da pesquisa (10,2%), a média da taxa de crescimento de vendas esperadas pelos empresários do setor são de 11,7%; 24% esperam um aumento de vendas maior que 20% e apenas 4% acreditam em uma queda de vendas.

“Mesmo com incertezas no ambiente de negócios, as organizações continuarão investindo em transformação digital, capacitação profissional e melhoria contínua de suas operações. Somente assim elas vão se manter competitivas em um contexto de mudanças tão relevantes como o atual. A Agenda 2022 revela que há uma consciência clara das empresas sobre o dever de casa a ser feito. Em cenários mais voláteis, a resposta das organizações sempre requer planejamento e pragmatismo”, destaca João Gumiero, sócio-líder de Market Development da Deloitte.

Tags:
capacitação
deloitte
funcionários
tecnologia
telecomunicações
TMT
treinamento
Brand Post por TOPDesk

Usando o service desk como aliado na redução de custos

Mais do que organizar e gerenciar a solução de problemas, soluções de ITSM e ESM podem ser estratégicas na busca por redução de custos em tecnologia

Em alta

Inovação

Amy Webb: Líderes precisam saber diferenciar 'tendências' e 'modas' na tecnologia
Em alta

Inovação

As 100+ Inovadoras no Uso de TI: o ranking de 2022!
Em alta

Inovação

Dell: inovação depende de se livrar de amarras
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados