96% das empresas de TIC querem investir em treinamento em 2022

Segundo estudo da Deloitte, empresas de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (TMT) terão como prioridade formação de funcionários e P&D

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10:15 am - 25 de março de 2022
Imagem: Shutterstock

A maioria das grandes empresas de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (TMT) com atuação no Brasil planeja investir em qualificação tecnológica dos seus funcionários, enquanto expandem seus times, apontou a edição deste ano da pesquisa “Agenda”, da Deloitte. 96% dos empresários do setor afirmaram que têm como investimento prioritário o treinamento e formação de funcionários.

As áreas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) também receberão destaque neste ano, segundo o relatório. O estudo foi realizado com 491 empresas, 57 do setor de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações.

“A formação e treinamento de profissionais voltados às questões tecnológicas tem sido uma das prioridades das empresas do setor que, cada vez mais, sentem a necessidade de se manterem atualizadas e competitivas frente à aplicação de soluções e ferramentas inovadoras em suas rotinas”, destaca Marcia Ogawa, sócia-líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte.

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Do segmento de TMT, 61% dos empresários declararam que pretendem aumentar o quadro de profissionais em 2022. A manutenção do quadro, sem substituições, será realizada por 14% das empresas. Já a manutenção com substituições por 22%; apenas 4% dos empresários afirmaram realizar diminuição do quadro de funcionários.

Entre os que pretendem reduzir ou substituir, as razões mais indicadas foram a redução de custos (50%), a substituição por profissionais mais qualificados (42%) e a diminuição da demanda (8%). Vale ressaltar que a robotização/automação de processos foi apontada por 25% dos empresários ouvidos como razão da redução do quadro de colaboradores.

Os outros investimentos apontados como prioritários pelos participantes foram em lançamento de produtos ou serviços (94%), Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), apontado por 76%, e parceria com startups (57%).

Investimentos na área também serão direcionados a sistemas e ferramentas de gestão e segurança digital (ambos para 98% dos empresários), infraestrutura (96%), gestão de dados (94%), ferramentas de customer marketing (91%), canais de atendimento ao consumidor (81%) e canais de vendas online (67%).

Tecnologias emergentes também terão seu lugar entre os investimentos neste ano, com 38% das empresas afirmando que investirão em Robôs Móveis Autônomos (AMR); digitalização do parque fabril (23%) e realidade virtual aumentada e drones (15%).

Na área de P&D, 80% dos empresários realizarão investimentos ao longo de 2022. Das empresas que afirmam investir, 59% pretendem focar em pesquisa aplicada, 52% no desenvolvimento experimental, 20% em pesquisa básica dirigida e 7% em tecnologia industrial básica.

De forma geral, o segmento de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações está otimista na expectativa da variação da taxa de crescimento das vendas para 2022. Ultrapassando a média geral dos respondentes da pesquisa (10,2%), a média da taxa de crescimento de vendas esperadas pelos empresários do setor são de 11,7%; 24% esperam um aumento de vendas maior que 20% e apenas 4% acreditam em uma queda de vendas.

“Mesmo com incertezas no ambiente de negócios, as organizações continuarão investindo em transformação digital, capacitação profissional e melhoria contínua de suas operações. Somente assim elas vão se manter competitivas em um contexto de mudanças tão relevantes como o atual. A Agenda 2022 revela que há uma consciência clara das empresas sobre o dever de casa a ser feito. Em cenários mais voláteis, a resposta das organizações sempre requer planejamento e pragmatismo”, destaca João Gumiero, sócio-líder de Market Development da Deloitte.

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