9 temas que foram presentes na vida dos fundadores de startups em 2019

Pesquisa organizada pela firma de venture capital Fist Round analisou o olhar de donos de startups sobre temas como gestão, diversidade e saúde mental

Author Photo
9:00 am - 20 de dezembro de 2019

Preocupação com uma possível bolha de tecnologia e expectativa para grandes rodadas de investimentos. Esses são alguns dos principais temas que ficaram na cabeça de fundadores de startups localizadas nos Estados Unidos durante 2019, de acordo com a edição desde ano da pesquisa realizada pela firma de venture capital First Round, que tem dentro do seu portfólio marcas como 9GAG e a desenvolvedora de games Roblox.  

A versão deste ano contou com 950 respondentes (entre CEOs e funcionários) e vale a pena olhar as percepções desse público por eles estarem na base do cenário de empreendedorismo americano: mais de um terço (36%) se encontra na Bay Area (região que concentra startups nos EUA) com um negócio entre 3 e 5 anos e ainda está nos estágios iniciais, com investimentos-semente ou rodada Series A. 

Segundo dados coletados pelo estudo, essas são as percepções desse público sobre temas como: 

1 – Futura bolha .com  

Mais de dois terços dos fundadores acreditam que o mercado esteja próximo de um evento parecido, que ocorreu nos anos 2000 quando, após valorizações estelares, as empresas de tecnologia não conseguiram provar seu modelo de negócio e a desvalorização quebrou milhares de marcas do ramo.

2 – Aportes para 2020  

De acordo com os respondentes, a vida ficará mais complicada para quem precisa captar recursos no próximo ano. 

No levantamento, 65% dos fundadores acreditam que o capital será mais difícil de aumentar em 2020 e 70% preveem que o equilíbrio de poder nas negociações  será direcionado aos investidores.  

Em 2018, esses percentuais estavam em 44% e 46%, respectivamente. 

3 – Viés de gênero  

A entrada no mercado de tecnologia ainda se mostra difícil para as funcionárias que participaram da pesquisa: 40% delas relataram que seu sexo prejudica suas chances de serem contratadas ou de ocupar cargos seniores no setor. 

A situação fica ainda mais desigual quando a mulher está no cargo de fundadora: 70% sentiram que seu sexo prejudicava sua capacidade de arrecadar fundos. 

4 – Diversidade  

De acordo com as respostas, o tema é encarado como crucial para os fundadores da Bay Area: 80% dos fundadores acreditam que ter uma equipe mais diversificada terá um impacto direto no crescimento de sua startup.  

A questão também é considerada por quem trabalha no meio: os colaboradores que participaram da análise têm uma probabilidade três vezes maior de antecipar a saída da empresa caso não identifiquem iniciativas nesse sentido. 

5 – Cultura  

Esse foi um foi aspectos que apresentou a maior diferença  entre a percepção de fundadores e colaboradores. 

Enquanto 53% dos CEOs achavam que o perfil da empresa no Glassdoor (site em que funcionários contam de forma anônima os prós  e contras de se trabalhar numa determinada empresa), o percentual foi de 80% quando a mesma pergunta foi respondida por colaboradores. 

6 – Trabalho remoto  

Apenas 15% dos fundadores acreditam que trabalhar remotamente torna sua equipe mais produtiva. Já os 41,4% dos funcionários  afirmam que ficar em casa aumenta o foco nas tarefas corporativas. 

Um dado interessante é  que a percepção dos donos do negócio  sobre home office melhora até 6 vezes quando eles próprios  adotam esse sistema ocasionalmente. 

7 – Liderança  

Quando os funcionários não confiam em seu CEO, a confiança de que a startup pode atingir US$ 1 bilhão de valor de mercado e alcançar o título de unicórnio é três vezes menor quando o percentual é  comparado com quem se identifica com os superiores. 

E ainda é pequeno o número de pessoas do alto escalão trabalhando em desenvolvimento profissional: apenas 25% dos CEOs pesquisados realizam algum tipo de mentoria executiva.  

8 – Saúde mental    

A preocupação com o bem-estar psicológico já está presente na vida dos C-Levels, mas a proporção de quem de fato trabalha esse aspecto da vida muda de forma significativa dependendo do gênero l. 

As fundadoras têm quase três vezes mais chances de relatar a contratação de um terapeuta ou psiquiatra em comparação com seus colegas do sexo masculino (42% vs. 15%).  

Outro recorte apresentado na pesquisa está relacionado com a idade: enquanto 28% dos fundadores abaixo de 40 anos relatou algum encontro com esses profissionais, o percentual foi para 18% no caso de Cris acima dessa faixa etária.  

9 – Relacionamento é o novo fator decisivo  

Quase 80% dos fundadores relataram a construção de uma comunidade de usuários como importante para seus negócios, com 28% descrevendo-a como um aspecto crítico para seu sucesso.   

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.