88i usa data analytics para precificar seguro de entregadores

Em parceria com a Leega, startup criou arquitetura de dados na nuvem para atender volume e alta escala de operações

Author Photo
10:01 am - 02 de setembro de 2022
Imagem: Shutterstock

A startup brasileira de seguros 88i, que atua no mercado de delivery e logística, está aplicando princípios de data analytics para customizar necessidades de motoristas e entregadores de aplicativos. Só em março a empresa emitiu um milhão de apólices de seguro para clientes.

A criação de uma nova arquitetura de dados da 88i contou com a parceria da Leega, consultoria e outsourcing especializada em Data Analytics e Cloud. Segundo a Leega, os resultados obtidos pela 88i só foram alcançados a partir da transformação de dados em informações.

A Leega auxiliou na gestão com a customização de plataformas, implementação de produtos de Analytics, acompanhamento de resultados e análises sob medida.

“Por meio de todo o aparato de soluções da AWS Serveless, foi possível garantir que a interação entre os clientes (operadoras de logística e delivery) e a seguradora ocorresse sem qualquer intervenção humana, seguindo todos os padrões regulatórios obrigatórios. Viabilizamos o negócio e ganhamos escala especificamente por meio da tecnologia, presente desde a captação da informação e emissão da apólice, até o faturamento e contas a pagar e receber”, explica Gustavo Figueiredo, CIO da 88i.

Leia mais: Solar Coca-Cola selecionará até 12 startups para programa de inovação

Flávio Camargo, diretor de canais e alianças da Leega, explica que a 88i conseguiu uma redução de 70% nos custos e escalabilidade a longo prazo após transformar a forma como trabalhava seus dados, integrando de forma mais eficiente entre diferentes áreas da empresa. “O projeto com a 88i tem sido bastante especial porque participamos desde o início, inclusive da concepção da própria startup e da formatação do negócio, testando várias hipóteses. Acompanhar resultados tão efetivos em um curto período de tempo é gratificante para a Leega”, conta Camargo.

A 88i é uma startup que opera como seguradora digital e tem foco no público B2B, especialmente em empresas de logística e serviços de delivery. Entre seus principais produtos estão seguros para acidentes pessoais, que incluem morte acidental e invalidez permanente, e o de bagagem, destinado a cargas, com cobertura de furto e roubo.

Para garantir volume e alta escala de operações, os contratos da 88i são estabelecidos considerando todas as variáveis – como o tipo de seguro escolhido, as coberturas, previsões de quantidades mensais etc. Após essa etapa inicial, a 88i disponibiliza mecanismos de integração para que as apólices possam ser geradas em tempo real.

“Essa é uma fase bastante importante. Não importa o porte da empresa, se ela é tecnologicamente madura ou se não possui um departamento de TI. Ao se integrar, temos todos os mecanismos para realizar as transações de seguros e analisar as informações de forma inteligente”, comenta Gustavo.

Atualmente, a 88i conta com uma equipe de 18 profissionais, sendo seis da área de TI. Agora, a startup e a Leega miram o uso de algoritmos e de inteligência artificial para aumentar a acuracidade na precificação e nas análises de risco das apólices.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.