84% das empresas brasileiras não estão prontas para a LGPD

Pesquisa da ICTS Protiviti, realizada entre agosto e novembro, aponta ainda que maioria são micro e pequenas empresas

Author Photo
7:46 pm - 18 de novembro de 2019
Empresas prontas para GDPR têm menos risco de violação de dados Empresas prontas para GDPR têm menos risco de violação de dados

Uma pesquisa realizada pela ICTS Protiviti indica que 84% das empresas brasileiras não estão preparadas para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A amostra foi retirada a partir de pesquisa com 104 empresas entre 10 de agosto e 10 de novembro. Foram entrevistadas organizações de diferentes portes, setores e regiões do País.

A pesquisa ainda indica que 12,5% das empresas entrevistadas já realizaram um mapeamento de riscos de segurança e proteção de dados. Isto considerando uma ação primária de adequação à lei, que deve entrar em vigor em agosto de 2020.

Já 17,3% das respondentes se dizem preparadas para fazer a gestão da privacidade de dados por seus fornecedores e parceiros.

Quando questionadas sobre o desenvolvimento de políticas e normativas sobre a LGPD, 41,3% das companhias dizem já terem produzido conteúdo do tipo.

Jefferson Kiyohara, especialista em LGPD e diretor da compliance na ICTS Protiviti, diz que “é preocupante que as organizações tenham realizado o desenvolvimento de políticas de segurança sem antes terem mapeado seus riscos ligados ao não cumprimento da norma”. Para ele, “é como iniciar uma viagem sem ter clareza sobre o destino”.

Na pesquisa, 33% das respondentes são de grande porte; 27,5% são médias corporações; enquanto 39,6%, a maioria, são micro e pequenas empresas.

Os setores participantes foram de varejo, construção, saúde, educação, telecomunicação, tecnologia da informação, indústria e outros nichos econômicos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.