Mais de 80% dos jovens brasileiros já deixaram de usar apps por medos sobre privacidade

Pesquisa feita pela Luzia em países da América Latina apontou que 72% do público GenZ se preocupa com falta de controle sobre dados

Author Photo
9:50 am - 17 de julho de 2024
Imagem: Shutterstock

Uma pesquisa divulgada essa semana pela Luzia revelou que 81% dos usuários brasileiros da geração Z pararam de usar aplicativos por conta de preocupações com privacidade. A pesquisa considera dados de toda a América Latina e destaca, segundo a empresa, uma preocupação crescente entre usuários jovens sobre a falta de controle sobre dados pessoais online.

Para 72% dos entrevistados, preocupa a forma como as empresas de tecnologia usam informações sem consentimento, especialmente para treinamento de IA.

Leia também: IA generativa é prioridade no marketing, mas faltam orçamento e talentos

A Luzia é dona de uma assistente de AI de mesmo nome que convidou seus usuários que pertencem à geração Z para uma pesquisa. Foram ouvidos mil entrevistados em toda a América Latina, 58,7% no Brasil, sendo que 51,45% têm entre 13 e 17 anos, 14,48% entre 18 e 24 anos e 34,07% entre 25 e 30 anos.

Quase três em quatro (74%) disseram não saber que algumas big techs utilizam dados em redes sociais para treinar modelos de inteligência artificial. E 60% disseram que não autorizariam caso seu app favorito solicitasse dados para treinar uma IA. E 61% disseram que usariam outras plataformas se oferecessem mais privacidade.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.