Mais de 80% dos jovens brasileiros já deixaram de usar apps por medos sobre privacidade
Pesquisa feita pela Luzia em países da América Latina apontou que 72% do público GenZ se preocupa com falta de controle sobre dados
Uma pesquisa divulgada essa semana pela Luzia revelou que 81% dos usuários brasileiros da geração Z pararam de usar aplicativos por conta de preocupações com privacidade. A pesquisa considera dados de toda a América Latina e destaca, segundo a empresa, uma preocupação crescente entre usuários jovens sobre a falta de controle sobre dados pessoais online.
Para 72% dos entrevistados, preocupa a forma como as empresas de tecnologia usam informações sem consentimento, especialmente para treinamento de IA.
Leia também: IA generativa é prioridade no marketing, mas faltam orçamento e talentos
A Luzia é dona de uma assistente de AI de mesmo nome que convidou seus usuários que pertencem à geração Z para uma pesquisa. Foram ouvidos mil entrevistados em toda a América Latina, 58,7% no Brasil, sendo que 51,45% têm entre 13 e 17 anos, 14,48% entre 18 e 24 anos e 34,07% entre 25 e 30 anos.
Quase três em quatro (74%) disseram não saber que algumas big techs utilizam dados em redes sociais para treinar modelos de inteligência artificial. E 60% disseram que não autorizariam caso seu app favorito solicitasse dados para treinar uma IA. E 61% disseram que usariam outras plataformas se oferecessem mais privacidade.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!