Notícias

80% da infraestrutura digital empresarial será por assinatura até 2026

Os tomadores de decisão de TI estão se afastando cada vez mais da estratégia de aquisição de recursos físicos de longo prazo, como servidores, roteadores e unidades de armazenamento, para apostar por modelos flexíveis baseados em assinatura, identificou o relatório Global Interconnection Index (GXI) de 2024, publicado pela Equinix. A expectativa é que até 2026, 80% da infraestrutura digital empresarial opere por meio de um modelo baseado em assinatura.

Esse movimento, na análise do estudo, vai de encontro a demanda crescente por tecnologias que necessitam de infraestruturas mais robustas para processar grandes volumes de dados de sistemas como Inteligência Artificial, 5G e computação de alto desempenho.

Segundo a avaliação da Equinix, esta mudança de CAPEX para OPEX começou com a adoção acelerada de multicloud, e agora está se tornando a norma em toda a infraestrutura, do Core ao Edge, proporcionando às empresas maior modularidade em sua arquitetura de TI, sem abrir mão da segurança e agilidade necessárias para garantir acesso a tecnologias mais eficientes.

Leia mais: IA inagura nova era de modernização de dados e infraestrutura, diz Nutanix

“Os padrões da indústria mostraram que o processo tradicional de aquisição de hardware de TI próprio, se esse não for o seu negócio, está se tornando uma desvantagem competitiva”, diz Steve Madden, vice-presidente de Digital Transformation e Segment Marketing da Equinix. “O ritmo da inovação de hardware está aumentando (especialmente com tecnologias de GPU), pressionando o preço-desempenho e a eficiência da infraestrutura. Globalmente, a transformação digital exige que as empresas se tornem mais ágeis enquanto se adaptam às mudanças. “Os modelos de assinatura podem oferecer melhoria contínua e facilidade na adoção de novas tecnologias existentes.”

Eduardo Carvalho, Managing Director da Equinix na América Latina, lembra que o Fórum Económico Mundial indica que 70% da economia global será composta por tecnologia digital nos próximos seis anos (dez anos a partir de 2020). Além disso, os especialistas da IDC apontam que apenas 48% das organizações se consideram hoje empresas digitais.

“Um dos destaques do GXI 2024 é a liderança da região das Américas (Estados Unidos, Canadá, México, Brasil, Peru, Colômbia e Chile) em relação ao crescimento da velocidade de interconexão quando comparado com o restante do mundo, com um CAGR de 34% em cinco anos”, observa o executivo.

O documento revela que as empresas da região estão expandindo a velocidade de interconexão 25% mais rápido do que o segmento de provedores de serviços. Ou seja, se os prestadores de serviços foram os primeiros a adotá-la e tiveram inicialmente a maior demanda por velocidade de interconexão, hoje se observa que as empresas são as que mais crescem, uma vez que consomem e produzem simultaneamente novos serviços digitais.

“Disrupções contínuas intensificam os desafios e a complexidade dos negócios na economia digital. Atualizações regulatórias e disrupções tecnológicas, como a IA, amplificam a necessidade de integrar negócios e tecnologia, cada vez mais indistinguíveis, para capturar oportunidades. No Brasil, São Paulo é um mercado em rápida expansão em mercados que se fortalecem por meio de seus ecossistemas, com destaque para os setores financeiro, de saúde e ciências da vida, impulsionados pelo Open Finance e discussões de Open Health”, avalia Victor Arnaud, Managing Director da Equinix no Brasil.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

1 dia ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

1 dia ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

1 dia ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

2 dias ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago