80% dos educadores brasileiros da saúde aprovam tecnologia no ensino

Levantamento da ADInstruments aponta que profissionais concordam que ferramentas online facilitam acesso de estudantes

Author Photo
8:18 pm - 25 de maio de 2021
inteligência artificial

Quatro a cada cinco professores brasileiros de cursos de ensino superior na área de saúde (ou 80% do total) concordam que ferramentas online facilitam o acesso de estudantes a conteúdos programáticos. 71% afirmam que a facilidade de acesso é um dos pontos mais importantes no processo de aprendizagem e 67% acreditam que a tecnologia melhora o desempenho de estudantes com diferentes ritmos de assimilação das matérias.

Esses números fazem parte de um estudo que apurou o uso de tecnologia para a educação. Os professores da área da saúde do ensino superior consideram as plataformas online de ensino facilitadoras do processo de aprendizagem nos primeiros anos de formação dos estudantes.

Leia mais: Estudo: 69% da infra das empresas de TI no Brasil estará na nuvem até 2022

O estudo foi realizado no Brasil com professores e demais profissionais da educação (diretores, coordenadores, gestores e técnicos) entre março e abril pela neozelandesa ADInstruments. Participaram mais de 410 profissionais de instituições púbicas e privadas do país, de cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física.

A pesquisa também aponta que 70% dos profissionais de educação acham que plataformas online de ensino são importantes para uma geração de estudantes que precisa, cada vez mais, de respostas e estímulos em tempo real. Em concordância, 64% responderam que percebem que os alunos chegam mais preparados para aulas presenciais e de laboratório quando têm acesso antecipado ao conteúdo.

Tecnologia como ferramenta

Além disso, a pesquisa também buscou saber o que professores pensam de tecnologias de ensino remoto como ferramentas de trabalho. Neste aspecto, 82% afirmam que a flexibilidade de acesso ao conteúdo das aulas proporcionada por plataformas online é uma questão importante para a instituição de ensino em que trabalham.

Além disso, 71% dos profissionais concordam que a tecnologia facilita a customização das aulas, sendo possível adequar o processo de ensino de acordo com o desempenho dos estudantes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.