8 motivos para aprender Python

Linguagem conquistou os profissionais de tecnologia em 2020 e tem razões que justificam sua popularidade

Author Photo
11:49 am - 30 de março de 2021

Python é uma linguagem de programação de alto nível (do inglês High Level Language), que tem como diferencial um grande número de bibliotecas, nativas e de terceiros, o que a torna muito difundida e útil para diversos setores e também para desenvolvimento web. Foi a mais utilizada em 2020, segundo ranking da TIOBE, e considerada uma das mais populares (44,1%) e uma mais amadas (66,7%) pelos profissionais de programação, segundo levantamento 2020 Developer Survey, da Stack Overflow. Ainda, é a linguagem que mais as pessoas querem aprender (30%) no mundo inteiro, com grande vantagem em relação à segunda opção, com interesse de 18,5%.

Criada pelo matemático holandês Guido Van Rossum, no início dos anos 90, sob a filosofia de valorizar o esforço humano sobre o computacional, parte da sua popularidade se dá pois Python é acessível, dinâmica, interpretada, modular, multiplataforma, orientada a objetos por natureza e ainda multiparadigma – o que possibilita maior controle e estabilidade de códigos para projetos de grandes proporções.

Para o profissional que deseja atuar com excelência e dominar essa que é uma das linguagens mais cobiçadas por profissionais da área de tecnologia e pelo mercado como um todo, Daniel Kriger, CEO da Kenzie Academy Brasil, e Luan Roger Santos Santana, Instrutor Sênior da escola de programação, listam oito motivos para aprender Python. Confira:

Sem medo de testar

Se realizar testes no trabalho era um momento desagradável, saiba que com o Python a vida é muito mais animada. Ele possui um grande volume de estruturas de testes integrados, além de diversos módulos voltados exclusivamente para o enquadramento de testes, ou seja, com certeza sua aplicação poderá ser testada com muita eficiência. Isso justifica o motivo pelo qual os desenvolvedores de software em Python adoram utilizar TDD (Test Driven Development), o que traz mais segurança e confiança aos seus projetos, além de ser um fator muito importante para as empresas economizarem, evitando bugs.

Scripting e automação

Um dos maiores objetivos de um profissional de tecnologia é automatizar tarefas, especialmente as mais repetitivas. Com Python, desenvolver scripts de automação é totalmente possível e rápido graças às suas várias bibliotecas nativas, disponíveis com sua instalação e também com as soluções que toda a comunidade de desenvolvedores constroem, para solucionar problemas reais. Algumas bem utilizadas para automatizar tarefas são a Requests, Beautifulsoup, Robot Framework, Selenium with Python, RPA for Python.

Desenvolvimento web

O desenvolvimento de aplicações para web é uma das utilizações mais comuns de Python, desde sites simples, como hotpages para ações de marketing, até ERPs [sigla em inglês para Sistema de Gestão Empresarial] capazes de administrar empresas e realizar vendas de produtos e serviços. A linguagem possui uma extensa variedade de frameworks para todos os tipos de gostos, entre eles, os famosos Django, Flask e FastAPI.

Administração de bancos de dados

A grande maioria dos softwares está ligada a bancos de dados de diversos tipos, uma necessidade que recebe bastante atenção dos desenvolvedores que utilizam essa linguagem. Portanto, é possível encontrar bibliotecas para todos os tipos mais utilizados, tornando o trabalho do desenvolvedor muito eficiente e flexível quanto a manter e administrar os dados de uma empresa.

Computação gráfica de filmes e games

É fã da saga Star Wars? Se você já assistiu aos filmes mais recentes, saiba que todos os seus efeitos de computação gráfica, produzidos pela Industrial Light & Magic, envolvem a linguagem Python. Além de existir vários pacotes de soluções para esta área, como PyOpenGL e PyGame, há ainda o poderoso software de criação de gráficos 3D, o Blender, que utiliza o Python como linguagem principal.

Inteligência Artificial

Outra atividade corriqueira com a presença de Python é a resposta que o Google traz após uma simples busca, apresentando exatamente o retorno que você esperava. Isso porque os algoritmos e modelos de inteligência artificial presentes no buscador, elaborados para predizer a sua intenção de busca são, em sua maioria, desenvolvidos nesta linguagem. Entre as bibliotecas mais comuns voltadas ao aprendizado de máquina estão o TensorFlow, PyThorch, Theano e Keras.

Simplificando o Big Data

A área de conhecimento utilizada para analisar e interpretar grandes volumes de dados, conhecida por Big Data, é um dos mais populares campos onde Python tem se tornado a linguagem favorita, justamente por ser facilmente compreendida pelos profissionais de diversas especialidades. Além disso, duas características principais o levam a ser ótimo para essa tarefa: criação de scripts e facilidade em utilizar as várias bibliotecas gratuitas desenvolvidas em parcerias com especialistas de áreas distintas. É possível analisar, processar e também exibir os dados com muita eficiência e clareza.

Ciência de dados e mútua contribuição

O crescente número de bibliotecas disponíveis em Python voltadas à análise de dados oferece funções e métodos de otimização para praticamente quaisquer objetivos. A grande comunidade de Python, não apenas internacional, mas também no Brasil, é um poderoso atrativo: o compartilhamento de soluções e informações entre profissionais da área diminui consideravelmente as chances de um programador precisar lidar com um problema sem solução aparente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.