8 livros muito inspiradores para CIOs e líderes de TI

Não há melhor professor e companheiro do que um livro. Que tal pedir alguns deles de presente neste Natal?

Author Photo
5:06 pm - 17 de dezembro de 2018

Os livros são uma fonte inesgotável de inspiração. Bons livros podem mudar sua vida.

Em sua função como CIO ou executivo de TI, talvez você queira procurar maneiras alternativas e mais inovadoras de implementar sua transformação digital.

Você pode querer apenas entender o mundo da tecnologia em constante evolução e suas implicações na sociedade um pouco melhor.

Aqui temos uma lista de oito livros fascinantes que lhe oferecerão não apenas alimento para o pensamento, mas também conselhos práticos e formas de ver seu papel de uma perspectiva radicalmente diferente.

1 – “The Digital Matrix: New Rules for Business Transformation Through Technology” – Venkat Venkatraman
O livro de Venkatraman fornece uma estrutura que os CIOs podem usar para construir sua própria estratégia de Transformação Digital. Ele está estruturado para ajudar os leitores a entender os três tipos de jogadores que estão moldando o novo cenário de negócios, as três fases da transformação e os três movimentos vencedores para garantir o sucesso da empresa.

Na opinião da CEO da IBM, Ginni Rometty,  “embora dirigido para indústrias tradicionais, The Digital Matrix  será, acredito, inestimável para todos os líderes, seja de instituições estabelecidas ou de startups nascidas na nuvem. Não é nada menos do que um roteiro para a próxima era de transformação de negócios”.

2 -“Women in Tech: Take Your Career to the Next Level with Practical Advice and Inspiring Stories” –  Tarah Wheeler
Como o mundo da tecnologia em si, a maioria dos livros sobre TI tem autoria masculina e destina-se principalmente a um público masculino. Essa ótima leitura é uma exceção.

Um guia de carreira orientado para a tecnologia, o Women in Tech alterna o ensino de habilidades profissionais com histórias pessoais inspiradoras de mulheres de sucesso na área de tecnologia. Escrito por um CEO de startups, este livro desconstrói o preconceito social inconsciente que diz às mulheres que elas não são boas para posições de liderança em tecnologia ou TI. Também inclui contribuições de outras mulheres inspiradoras, como a fundadora da Women 2.0, Angie Chang, e a consultora de tecnologia digital e investidora-anjo, Esther Dyson.

É uma leitura essencial para mulheres que estão pensando em entrar na área de tecnologia, ou para mulheres já na área de tecnologia que querem levar sua carreira para o próximo nível e para todos aqueles homens que querem uma indústria de TI mais eqüitativa e diversificada.

3 – “Chaos Monkeys: Obscene Fortune and Random Failure in Silicon Valley” –  Antonio García Martínez
Uma leitura fascinante para qualquer CIO intrigado com o funcionamento interno do insular Vale do Silício.

Antonio García Martínez é um excêntrico ex-conselheiro do Twitter, funcionário do Facebook e fundador da startup. O livro é autobiográfico. Começa quando Martinez explica seu quant work na Goldman, para uma startup já existente, para sua própria startup e, finalmente, para empresas maiores do Vale do Silício. Ele escreve sobre situações reais e divulga as histórias internas que acredita preencher todos os setores.

4 –  “The Rise of the Robots: Technology and the Threat of Mass Unemployment  –  Martin Ford
Um relatório recente da Cisco e da Oxford Economics intitulado Tecnologia e o futuro dos empregos na ASEAN destaca o impacto da Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho entre as seis maiores economias da ASEAN (ASEAN 6) até 2028.

No livro, Martin Ford descreve as conquistas da IA ​​e usa uma riqueza de dados econômicos para ilustrar suas implicações sociais.

De saúde e educação a finanças e tecnologia, sua advertência é gritante – todos os trabalhos que estão em algum nível de rotina provavelmente acabarão sendo automatizados, resultando na morte de carreiras tradicionais e de uma classe média oca.

Esta é uma leitura perspicaz e necessária para qualquer CIO preocupado com o impacto das tecnologias disruptivas nas estruturas de trabalho tradicionais.

5 – “The CIO Paradox: Battling the Contradictions of IT Leadership” – Martha Heller
O trabalho dos CIOs é guiado por necessidades contraditórias, estejam eles cortando custos enquanto impulsionam a inovação ou focalizando a estratégia de longo prazo enquanto se concentram nas operações do dia a dia.

O livro descreve como essas forças conflitantes funcionam e fornece orientação sobre como lidar com elas por meio de entrevistas com vários líderes de TI.

O livro foi escrito por Martha Heller, fundadora e CEO da firma de recrutamento de executivos de TI Heller Search Associates e colaboradora regular do CIO.com .

6 – “Radical Technologies: The Design of Everyday Life” – Adam Greenfield
Este livro do principal pensador tecnológico americano, Adam Greenfield, oferece um exame crítico da Era da Informação. Ele convida o leitor a reconsiderar nosso relacionamento com os objetos, serviços e espaços em rede que nos definem.

Embora este livro não ofereça lições práticas para o escritório, ele definitivamente apresentará a você uma compreensão mais profunda das implicações das tecnologias que os executivos de TI e a sociedade como um todo estão usando diariamente.

7 – “IT Leadership Manual: Roadmap to Becoming a Trusted Business Partner  – Alan R Guibord
CIOs e outros líderes de TI enfrentam hoje desafios organizacionais e de liderança sem precedentes. Todo o panorama mudou nos últimos anos, o que exige que executivos e empresas se reinventem para conhecer a nova paisagem.

Este manual fornece aos líderes de TI conselhos e recomendações específicas para ajudá-los a desenvolver um plano pessoal para desafios futuros.

8 – “The CIO Playbook: Strategies and Best Practices for IT Leaders to Deliver Value” – Nicholas R Colisto
Nenhuma lista de recomendações de leitura para CIOs estaria completa sem este prático livro de referência pelo executivo sênior de TI.

O CIO Playbook é uma leitura essencial para CIOs, CEOs e CFOs. Ele fornece algumas dicas interessantes com uma estrutura passo a passo de sete pontos: parceiro, organização, inovação, entrega, suporte, proteção e crescimento.

Neste livro, Calisto fornece soluções para problemas comuns que dizem respeito a líderes de negócios e profissionais de TI, por exemplo, como fazer parcerias com colegas de negócios e medir o desempenho. De acordo com as resenhas dos leitores, o CIO Playbook pode ajudar os líderes a transformar seu departamento de TI.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.