8 formas de usar o ChatGPT para melhorar a produtividade no trabalho

IA pode auxiliar colaboradores em atividades diárias e ainda promete trazer benefícios para líderes, gestores e executivos

Author Photo
10:27 am - 18 de maio de 2023
GPT-4 ChatGPT OpenAI global Imagem: Shutterstock

O ChatGPT e a Inteligência Artificial generativa que o alimenta têm sido vistos como a próxima grande fronteira da inovação nos negócios. A tecnologia também tem sido recebida como uma poderosa ferramenta para potencializar a produtividade no trabalho, prometendo trazer benefícios para líderes, gestores e executivos.

Para Claudio Gualberto, diretor de tecnologia da Sankhya, além do ChatGPT ser um aliado de softwares e soluções já lançadas, ele também pode trazer benefícios para as atividades cotidianas nas empresas.

“Algumas pessoas tendem a enxergar as tecnologias como vilãs, mas na verdade, o segredo é você conseguir extrair e filtrar o melhor de cada uma delas. O Chat é um exemplo para isso, com ele você pode ter inúmeros benefícios, como aumento de produtividade, maior segurança para tomada de decisões, economia de tempo e melhora na qualidade das entregas”, explica.

Leia também: Com Einstein GPT, Salesforce ingressa ‘no ritmo certo’ na IA generativa

Na lista abaixo, o especialista destaca como o ChatGPT pode ser usado como uma ferramenta de produtividade.

Pesquisas e análises

Com o ChatGPT é mais fácil analisar dados e produzir materiais. Além dele também trazer pesquisas e fontes, o Chat consegue reduzir o seu tempo gasto em uma análise extensa de dados. Isso, inclusive, permite que você tome decisões de formas mais assertivas, já que elas estarão baseadas nos dados.

Alternativa ao Google

O ChatGPT é uma ótima ferramenta quando você precisa de uma resposta rápida e quer desviar de inúmeras possibilidades onde é preciso entrar nos links para acessar uma resposta. O recurso traz, em formato de texto, a resposta rápida para o que precisa. Ele analisa e responde em segundos (ou minutos, dependendo da complexidade da pergunta) a sua questão.

Aprendizagem

Para te ajudar a memorizar informações para uma apresentação ou ainda, testar seu conhecimento, você pode pedir ao Chat para que te envie perguntas que te auxiliem nesse processo de aprendizagem. Você ainda pode pedir dicas de livros, filmes e outros materiais que possam te ajudar a desenvolver uma habilidade ou acelerar seu conhecimento.

Escrever pequenos textos, discursos ou avaliações

Produzir um texto leva tempo e dedicação, porém, para quem precisa escrever pequenos textos, discursos ou mesmo, avaliações de um time inteiro, pode facilitar o trabalho com a ajuda do Chat. Gualberto, entretanto, lembra que é importante que ele seja utilizado como um meio de aprimorar linguagens ou para trazer insights para realizar a atividade.

“Embora o Chat utilize Inteligência Artificial, o trabalho humano para fazer algumas atividades é primordial”, destaca.

Atendimento ao cliente

Uma das principais estratégias das empresas é olhar para o cliente de forma mais humanizada e assertiva. Com o ChatGPT o atendimento ao cliente pode ser muito mais rápido, já que com ele a geração de respostas a perguntas frequentes é mais rápida.

Suporte técnico

Em caso de dúvidas técnicas, o Chat também pode dar suporte, gerando orientações para solucionar problemas para colaboradores que enfrentam alguma dificuldade simples.

Corrigir um texto

Para obter uma correção rápida em um pequeno texto, cole seu texto no Chat e tente indicar que ele reveja a escrita de forma que o chat corrija erros de gramática e ortografia, revisando coesão e coerência.

“O ChatGPT pode ser útil em diversas esferas e situações, seja para as lideranças das empresas, como para assistentes e juniores. Mesmo assim, enfatizo que é preciso uma avaliação clínica para o que ela entrega. Ao contrário do que pensam, às tecnologias vem como um facilitador para utilizar junto de outros softwares ou de pessoas, ela não exclui a força de trabalho, ela aperfeiçoa as entregas”, finaliza Gualberto.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.