8 filmes e séries imperdíveis sobre empreendedores negros

Personagens e histórias dão lições sobre empreendedorismo, resiliência e liderança

Author Photo
12:38 pm - 07 de junho de 2020
empreendedorismo negro empreendedorismo negro
Após os casos de assassinatos de João Pedro, no Brasil, e George Floyd, nos Estados Unidos, a discussão sobre racismo e violência policial voltou a ser o centro de pautas em protestos por todo o mundo. Além de falar sobre o assunto, que é urgente e necessário, o cinema também retratou diversas vezes histórias de protagonistas, negros e negras, que enfrentaram obstáculos inimagináveis para entrarem para a história, seja ela real ou fictícia.
Abaixo, listamos alguns filmes e séries que apresentam lições imperdíveis para empreendedores e líderes, baseadas em histórias cujos protagonistas são homens e mulheres negros. Confira:

A Vida e a História de Madam C.J. Walker

A série, produzida pela Netflix, conta a história real da vida de Madam C.J. Walker, a primeira mulher a se tornar milionária nos Estados Unidos, em 1900. Por ter sofrido com severas doenças no couro cabeludo em decorrência de produtos agressivos para os cabelos, a empresária fez fortuna com uma linha de cosméticos e produtos de cabelos para mulheres negras, além de ter sido uma grande ativista.

À procura da felicidade

Este filme também é baseado em fatos reais. Estrelada por Will Smith, a história conta a vida de Chris Gardner, empreendedor que ficou milionário como corretor de imóveis. A fortuna de Gardner, entretanto, não surgiu da noite para o dia. O filme mostra a trajetória do protagonista, que chegou a morar na rua com seu filho, ainda criança. Baseado no livro homônimo, o filme traz emocionantes lições de resiliência.

O menino que descobriu o vento

Mais uma história real, o filme retrata a história de William Kamkwamba, um garoto brilhante e autodidata que vive em um vilarejo no Malauí, um dos países mais pobres da África. Ao perceber o resultado positivo de uma turbina eólica que construiu com objetos encontrados no lixo e alguns livros de ciência, Kamkwamba decide então, aos 14 anos, desenvolver uma bomba d’água movida a energia solar para abastecer seu vilarejo com água potável, salvando sua região de um período crítico de seca.

Coach Carter – Treino para a Vida

O filme conta a história real de Ken Carter (interpretado por Samuel L. Jackson). Dono de uma loja de artigos esportivos, Carter aceita o desafio de treinar adolescentes de uma escola pública de um bairro pobre, onde ele mesmo havia estudado. O técnico ficou famoso em 1999, ano em que suspendeu seu time de basquete, invicto, por conta das notas baixas de seus atletas. A missão de Carter, de dar uma perspectiva de futuro para seus alunos, dá lições essenciais para qualquer líder.

Ali

Também estrelado por Will Smith, filme conta a trajetória de Muhammad Ali, um dos maiores nomes da história do esporte. O atleta, falecido em 2016, é também um ícone da cultura popular de sua época. Da conversão ao islamismo até a recusa de lutar no Vietnã, reproduzindo lutas históricas, o filme recria a trajetória do atleta, inclusive sua luta histórica com George Foreman, em 1974.

Scandal

A primeira história fictícia da lista. Escrita por Shonda Rhimes, uma das roteiristas mais bem-sucedidas da TV, a série conta a história de Olívia Pope, profissional de relações públicas e braço-direito do presidente dos Estados Unidos. A história é um prato cheio para quem quer aprender sobre gerenciamento de crises e atendimento ao cliente. Olívia não mede esforços para resolver os problemas de seus clientes, e é uma das maiores estrategistas da ficção.

Bem-vindo a Marly Gomont

O filme, uma comédia dramática, conta a história do médico Seyolo Zantoko. De origem congolesa, Seyolo e sua família se mudam para o interior da França para que ele possa praticar sua atividade. Além da incansável luta por dar uma vida melhor aos seus filhos e combater o racismo diariamente, o médico tem a difícil missão de conquistar a confiança dos moradores da região, que nunca haviam convivido com uma família negra antes, para que ele possa ter pacientes e manter seu emprego.

Estrelas além do tempo

Nos anos 1960, quando a lei de segregação racial ainda era uma realidade nos Estados Unidos, um grupo de matemáticas negras foi fundamental para que a Nasa enviasse o primeiro homem ao espaço. Esta história real e emocionante é contada neste filme, que tem um elenco brilhante, com Octavia Spencer, Taraji P. Henson e Janelle Monáe.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.