Mais lidas
1

Inovação

IT Forum Itaqui confirma palestra da futurista Amy Webb

2

Inovação

Walter Longo: no metaverso, é hora de aprender e coletar dados

3

Liderança

BTG Pactual assume controle da V.tal com Amos Genish como CEO

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

8 atitudes que as empresas devem tomar para entrar em conformidade com a LGPD

Com nova fase da Lei Geral de Proteção de Dados iniciada em agosto, negócios precisam revisitar processos para garantir conformidade com a Lei

Henrique Pinheiro*
14:08 pm - 24 de agosto de 2021
Divulgação

Depois de um ano que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor no dia 18 de setembro de 2020, as empresas ainda tiveram um período de adaptação, terminado em 31 de julho de 2021, para entrar em conformidade com a legislação.

A partir de 1º de agosto de 2021, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) assumiu seu papel fiscalizador e, agora, as empresas poderão receber penalidades que vão de advertências a multas que podem chegar a R$ 50 milhões por infração.

Para os negócios que estão revisitando suas práticas para garantir a total conformidade com a legislação, existem alguns aspectos relacionados ao funcionamento da empresa que devem receber mais destaque no processo de checagem. São eles:

1. Estruture uma equipe focada na privacidade de dados e no cumprimento da lei

Algo que ficou claro desde o anúncio da LGPD é que a necessidade de se formar um time dedicado a zelar pela conformidade com a privacidade de dados e as demais normas que regem essa nova lei.

Além da atuação do Encarregado dos Dados, ou Data Protection Officer (DPO), essa equipe precisa contar com profissionais de áreas como negócio, jurídico e tecnologia, para garantir que as principais normas citadas pela Lei foram contempladas e ajustadas de acordo com o exigido.

2. Realize um levantamento de todos os dados da organização, origens e realize a classificação destes dados

Com a área de gestão privacidade de dados formada, é de identificar a necessidade de dados da empresa: quais informações estão diretamente relacionadas com o negócio e a necessidade do cliente, e quais podem ser consideradas desnecessárias?

Com esse entendimento, a empresa deve realizar um data mapping para identificar toda a sua base de dados e assinalar a finalidade de cada informação, quem será o responsável por elas e rever quais dados são desnecessários.

3. Adote políticas internas para reafirmar o comprometimento e assegurar o cumprimento e implementação da lei

A terceira iniciativa precisa ser um esforço constante dentro da organização, pois será ela que garantirá que, daqui há cinco ou dez anos, a empresa continuará atenta às determinações da LGPD e, assim, mais longe de advertências ou multas.

Essa conscientização acontece desde a criação de políticas internas para o conhecimento da LGPD e adoção de iniciativas que garantam a segurança dos dados, a ações de governança e um completo plano de comunicação e respostas para lidar com possíveis incidentes de segurança.

4. Revise os seus parceiros e fornecedores reafirmando o compromisso deles com os seus titulares

Além de realizar a gestão de dados e privacidades dentro da companhia, os responsáveis pelo cumprimento da LGPD precisam estar atentos às práticas de seus parceiros de serviços e tecnologia, para garantir que eles também seguem um padrão rigoroso na gestão de dados.

Essa conferência pode ser feita pedindo que eles enviem documentos e processos realizados para uma gestão de dados e asseguramento da privacidade de dados de quem utiliza os serviços.

5. Implemente processos e tecnologias para garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados

O início desse novo momento da LGPD é ideal para revisitar todas as práticas de segurança adotadas internamente, especialmente para reconfigurar a lista de acessos a dados e garantir que apenas os profissionais que realmente necessitem tenham essa permissão de login.

Também é importante ter atenção aos arcabouços tecnológicos das empresas, de forma a assegurar que todas as informações estejam bem armazenadas e possam ser acessadas pelos profissionais autorizados de forma simplificada.

6. Crie uma relação de confiança e transparência com o consumidor/ titular dos dados pessoais para atribuir clareza em todas as fases do processo de gestão dos dados

Facilite a consulta de acesso, alteração e revogação de dados para os usuários, de modo de que essa operação ocorra da forma mais simples e intuitiva possível.

Além dos aspectos legais, a LGPD também exercerá um forte papel na relação entre marcas e pessoas. E garantir aos usuários o cumprimento de seus direitos de forma fácil contribuiu para melhorar a relação do seu negócio com os consumidores.

7. Estabeleça o privacy by design e privacy by default como regra para todos os projetos, produtos e serviços

Toda a organização precisa conhecer as leis que regem a LGPD e a importância de cumpri-las de forma contínua e desde a concepção de um novo produto ou serviço, que precisa ser construído já com a legislação em mente.

Para isso, estabeleça processos de governança para garantir que as etapas do privacy by design (ou privacy by default) sejam executadas, otimizando o trabalho da equipe e poupando tanto gastos como tempo em ajustes posteriores.

A melhor forma de desenvolver produtos que levam a privacidade a sério é ter esse foco desde o processo de prototipação e MVP.

8. Revise constantemente os processos, os sistemas e reafirme junto aos colaboradores e parceiros a importância da privacidade

Após esse trabalho inicial, é importante definir uma data periódica para revisão geral de todos os temas abordados.

Esse check-up é importante por dois motivos: 1) garantir que essa fase de ajuste não seja “deixada de lado”, já que o nosso cérebro tende a evitar mudanças; e 2) revisitar os processos após algum tempo de implementação abre espaço para a aplicação de melhorias contínuas que só aparecem após a consolidação do processo.

Além dos pontos acima, é sempre importante acompanhar as discussões do mercado para se atualizar com possíveis mudanças e garantir que seu negócio esteja na vanguarda dessa nova relação entre marcas, dados e consumidores.

*Henrique Pinheiro é business advisor director e DPO da Plusoft

Tags:
DPO
LGPD
privacidade
segurança
Brand Post por Dynatrace

Histórias de Transformação Digital na Educação: Experiências, Desafios e Oportunidades

Com Ânima Educacional

Em alta

Inovação

IT Forum Itaqui confirma palestra da futurista Amy Webb
Em alta

Inovação

Walter Longo: no metaverso, é hora de aprender e coletar dados
Em alta

Liderança

BTG Pactual assume controle da V.tal com Amos Genish como CEO
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados