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8 ações indispensáveis para líderes de TI sobreviverem à pandemia

A pandemia causada pela covid-19 tem cobrado ações estratégicas dos líderes de tecnologia das organizações. Segundo o Gartner, o reflexo do novo coronavírus também afetará inevitavelmente os departamentos de TI. Para a consultoria, os CIOs devem agir imediatamente para proteger ou colocar em quarentena o fluxo de caixa das empresas durante a crise.

“A sobrevivência, e não o crescimento, será a prioridade para os executivos em 2020. Esse objetivo dependerá da manutenção de fluxos de caixa e renda, continuando sendo inovadora em tecnologia”, diz Stewart Buchanan, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “As organizações que falham em agir podem não sobreviver a essa interrupção ou terão sua recuperação subsequente atrasada.”

Para os analistas da consultoria, os executivos de TI devem adotar as oito ações abaixo para atravessar a pandemia.

1. Coloque os gastos não essenciais em espera

Os CIOs devem estabelecer imediatamente quais aspectos dos gastos atuais podem ser adiados, eliminados ou alterados. A atenção deve se concentrar em gastos que ainda não foram incorridos ou comprometidos e não são essenciais e de natureza variável.

2. Antecipe aumentos de gastos

Muitas organizações e setores baseadas em escritórios usam desktops, redes e infraestruturas fixas. Ao mudar o escritório para o trabalho remoto, os aumentos de gastos podem vir de outra maneira. Obtenção e financiamento de laptops, monitores e dispositivos móveis, licenças de software, VPN, hardware e sistemas de comunicação com base no consumo – voz e dados.

“Os CIOs precisam prever e planejar os custos crescentes, que em muitas organizações serão sentidos no orçamento das áreas de TI. Os executivos precisam comunicar isso aos líderes empresariais e financeiros para garantir que os custos possam ser atendidos, bem como os gastos possam ser reduzidos sempre que possível”, afirma Buchanan.

“Por exemplo, se escritórios ou locais de trabalho estiverem parcialmente ou completamente desocupados, os serviços de comunicação, acesso, gestão de infraestrutura e serviços baseados na empresa ou escritório podem ser suspensos ou adiados? Os CIOs deveriam considerar cuidadosamente sua base de custos e categorias de custos para antecipar o que aumenta e o que pode diminuir com alguma ação”.

3. Reduza as taxas de gastos atuais

Eles precisam trabalhar com a área de negócios para priorizar os requisitos e definir os níveis de gastos que podem pagar. Os gastos e as ações devem ser classificados em três grupos:

– Podem/Precisam: Identifique os fornecedores e pagamentos que podem e, portanto, precisam ser interrompidos, adiados ou atrasados. Os CIOs devem ter cuidado ao comprar agora e pagar posteriormente acordos com os quais a organização não poderá arcar no futuro.

– Poderia/Deveria: Identifique fornecedores e pagamentos que podem ser interrompidos, adiados ou atrasados e encontre as ações específicas de redução de gastos e quais são as etapas associadas à mitigação de riscos necessárias para executar essas ações.

– Não podem/Não devem: Identifique pagamentos e fornecedores que não devem ser abordados porque são críticos para os negócios. Monitore ativamente o desempenho e a viabilidade financeira dessas organizações e considere planos de contingência para fornecedores em risco.

4. Avalie todos os investimentos existentes

Os CIOs devem rever imediatamente todos os projetos que já estão em andamento. Esses projetos deveriam ser separados em duas categorias – projetos não-críticos e críticos. Projetos não-críticos devem ser imediatamente interrompidos, enquanto projetos críticos, necessários para fluxo de caixa imediato e sobrevivência contínua da organização, devem ser revisados ​​para determinar quais aspectos podem ser reduzidos.

5. Adie qualquer novo gasto

Os CIOs devem adiar ou cancelar todos os gastos não frequentes em projetos, equipes, ativos ou atualizações, e liberar quaisquer recursos de terceiros, serviços ou despesas de infraestrutura relacionados a eles.

6. Reavalie todos os gastos existentes

Além de avaliar o portfólio de projetos, os CIOs também devem abordar o portfólio atual de serviços para identificar oportunidades para fornecer um nível de serviço mais baixo.

“Os CIOs deveriam inspecionar os níveis atuais de consumo de suas organizações em todas as despesas operacionais variáveis​​- por exemplo, serviços de Nuvem e comunicações de voz e dados”, acrescenta Buchanan. “Em uma base de serviço por serviço, elimine completamente ou adote ações de controle para reduzir os níveis de consumo em toda a empresa, restringindo ou gerenciando o fornecimento e renegociando os termos do contrato, conforme necessário”.

7. Negocie o consumo para baixo

Os executivos de TI devem trabalhar com os líderes de negócios para decidir as principais mudanças nas operações. Negocie com as lideranças de negócios o encerramento de serviços ou aplicações e incentive os usuários a usar menos ou trabalhar de maneira diferente – um modo que reduza os custos operacionais variáveis ​​e, potencialmente, até mesmo os custos fixos da empresa.

8. Explore abordagens alternativas de financiamento

Os líderes de TI devem trabalhar com diretores financeiros para investigar qual assistência financeira do governo ou do setor está disponível nos níveis federal, estadual e local.

 

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