78% dos funcionários usam o ChatGPT pelo menos uma vez por dia, diz pesquisa

Usuários da ferramenta, entretanto, reconhecem limitações da plataforma e realizam algum tipo de verificação das informações levantadas

Author Photo
6:00 pm - 06 de novembro de 2023
ChatGPT Imagem: Shutterstock

A grande maioria dos funcionários no mundo corporativo já adotou o ChatGPT como parte da rotina de trabalho. A descoberta de um novo estudo do GetApp revela que o recurso foi selecionado por 80% dos entrevistados como uma das principais ferramentas de IA generativa que eles usam para executar atividades do trabalho.

Dos usuários de ChatGPT, 7 de cada 10 (78%) empregam a ferramenta pelo menos uma vez por dia, mas 48% afirmam usar o sistema de 3 a 10 vezes por dia (48%) e ainda há 19% que usam mais de 10 vezes por dia.

O levantamento foi realizado em junho de 2023 e contou com a participação de 479 trabalhadores brasileiros de diferentes setores, de todas as regiões do País. Entretanto, vale destacar que o estudo se concentra nas respostas dos 384 participantes que indicaram ser usuários do ChatGPT.

“A ampla frequência de uso do ChatGPT pode estar atrelada à percepção que o sistema provoca melhoria nos processos de trabalho. Vale destacar que quase dois terços citaram este fator como um dos principais benefícios de usar a ferramenta”, aponta Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.

Leia mais: Freshworks: 7 previsões sobre IA generativa para 2024

De acordo com Gava, quase metade dos participantes veem a economia de tempo como outro benefício do ChatGPT. “O uso desse tipo de sistema pode levar os funcionários a deixar de lado tarefas repetitivas e se concentrar em outras que tomam mais tempo”, explica.

Uso do ChatGPT com cautela

Ainda que o uso do ChatGPT já esteja bastante disseminado, ele não acontece sem deixar rastro de insegurança: 93% dos respondentes disseram ter algum tipo de preocupação em torno do sistema.

O possível uso indevido para fins maliciosos (36%), a violação das informações pessoais dos usuários (34%) e o excesso de confiança na ferramenta para executar tarefas (31%) apareceram como as principais preocupações dos respondentes.

O estudo do GetApp mostra que quase a totalidade dos respondentes (99%) entende as limitações da plataforma e realiza algum tipo de verificação das respostas em busca de erros e inconsistências.

Destrinchando este número, percebe-se que 62% avalia e verifica meticulosamente cada resposta antes de usá-la. Já 34% realizam algumas verificações, mas não para todas as respostas. E, por fim, 3% verificam os resultados por amostragem, mas não de forma consistente.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.