75% dos profissionais de cibersegurança acreditam que ataques de ransomwares aumentarão

Perda de produtividade, queda de sistemas e prejuízos na receita são citados como consequências

Author Photo
9:30 am - 04 de março de 2022
segurança, cibersegurança, proteção Imagem: Shutterstock

Este ano será marcado por ameaças impostas pelos malwares e ransomwares, de acordo com a pesquisa Bitglass Malware and Ransomware Report. O levantamento ouviu centenas de profissionais de cibersegurança espalhados por diversas indústrias, e revelou que 75% dos profissionais da área veem um provável crescimento desses tipos de ataques nos próximos 12 meses.

A tensão causada por esse tipo de ataque acompanha o entendimento de seus riscos. Mais da metade (55%) das companhias ouvidas veem os malwares e ransomwares como ameaças “extremas”. Entre as consequências mais citadas, estão perda de produtividade (52%), queda de sistemas (38%) e prejuízos na receita (27%).

Além do crescimento em número de incidentes, outro aspecto no qual os profissionais ouvidos dizem estar preocupados é o aumento na complexidade dos ataques. Praticamente a metade (49%) deles afirma que o maior obstáculo para superar a ameaça imposta por malwares e ransomwares é a sofisticação dos ataques.

Apesar disso, ao serem perguntados sobre as estratégias mais percebidas sendo utilizadas por cibercriminosos, os resultados são técnicas que já são conhecidas da área: e-mails com phishing e/ou engenharia social (61%), anexos maliciosos (47%) e sites suspeitos (39%).

Além disso, 49% dos entrevistados disseram precisar de alguns dias para se recuperar de uma situação de malware ou ransomware e 10% afirmam que potencialmente jamais conseguiriam se recuperar totalmente.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.