70% dos profissionais de TI brasileiros não têm medo dos impactos da IA na carreira, diz Totvs

Já entre os profissionais que possuem algum receio sobre o uso da IA, a maior insegurança diz respeito ao impacto na empregabilidade

Author Photo
10:31 am - 23 de novembro de 2023
impactos da IA Imagem: Shutterstock

Os profissionais de tecnologia brasileiros estão seguros de que o avanço da inteligência artificial e não temem o impacto da IA nas oportunidades de trabalho no futuro. O estudo “Panorama de carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década”, realizado pela Totvs, em parceria com a H2R Insights e Trends, identificou que 70% dos profissionais de TI no país dizem não ter medo ou receio dos impactos da IA em suas carreiras. A pesquisa ouviu 477 participantes do Universo Totvs 2023, evento que aconteceu em junho de 2023, em São Paulo.

Dentre os quatro perfis entrevistados pelo levantamento (profissionais de Marketing e Vendas; Tecnologia, RH e Finanças), os profissionais de tecnologia foram os que expressaram menor preocupação quando o assunto é IA, junto aos da área de finanças.

Leia mais: 5 medidas para proteger a privacidade em IA

Já dentre os profissionais que afirmaram possuir algum tipo de receio sobre a utilização da IA, a maior insegurança diz respeito ao impacto na empregabilidade, como substituição da mão de obra e diminuição na demanda de trabalho.

Os entrevistados também se mostraram preocupados com a crescente dependência da IA para criar análises, o que pode reduzi-los a se tornarem apenas executores. O crescimento descontrolado da inteligência artificial se mostrou o segundo aspecto negativo mais apontado pelos profissionais.

Estudos são uníssonos ao afirmarem que a IA vai continuar sendo uma realidade dentro das empresas, proporcionando impactos de curto e longo prazo. Contudo, a pesquisa da Totvs aponta que a maioria dos profissionais entrevistados (90%), independente da área de atuação, não possuem medo de perder seu emprego para esta tecnologia.

O contínuo aprendizado e atualização dos profissionais no mercado serão fatores primordiais neste novo contexto tecnológico.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.