70% das empresas estão vulneráveis devido a softwares desatualizados

Author Photo
11:15 am - 29 de setembro de 2015
Deixar de atualizar softwares deixa 70% das empresas vulneráveis a ataques, de acordo com um levantamento realizado pela F-Secure Labs e pelo United States Computer Emergency Readiness Team.

De acordo com o CERT-US, até 85% dos ataques focados podem ser evitados seguindo-se precauções simples de segurança e, por isso, é essencial manter o software atualizado.
 
Apesar disso, apenas 27% das empresas possuem uma solução para gestão de correções, de acordo com levantamento da F-Secure. O problema foi particularmente evidente na França, onde apenas 15% dos entrevistados disseram que suas empresas possuíam uma ferramenta esse tipo de gestão. Por outro lado, 46% das empresas nórdicas possuíam uma solução para gestão de patches, o que as deixava mais bem preparadas para proteger os ativos da empresa contra ameaças projetadas para tirar vantagem de vulnerabilidades de software.
 
Segundo Vitor Vianna, Sales Engineer da F-Secure para América Latina, a relutância das empresas em se empenharem na atualização de software mostra quão desvinculadas do atual panorama de ameaças muitas empresas estão. 

Ainda de acordo com o executivo, muitas pessoas sentem que atualizar o software é apenas um trabalho extra que pode prejudicar o funcionamento correto de aplicações, entre outros problemas. “Os criminosos contam com que as pessoas ignorem as correções de segurança; por isso, se empenham em desenvolver exploits voltados às vulnerabilidades expostas por esses patches”, diz.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.