Notícias

7 sinais de que a mudança disruptiva chegou

As empresas estão sempre preocupadas com novos concorrentes, por isso é preciso agir rapidamente. Apesar da incerteza sobre o futuro, existem vários modos para tentar antever a chegada de uma mudança. Estes 7 sinais que indicam a mudança disruptiva foram mapeados no livro “Dual Transformation” e servirá de base para este artigo

O que é uma mudança disruptiva?
Ocorre quando uma empresa decide atuar em um não mercado, transformando não consumidores em consumidores. Normalmente iniciada em um mercado menos lucrativo e pouco atraente para os incumbentes. A empresa passa a oferecer um serviço normalmente mais barato e mais simples, porém que atende com precisão a necessidade do cliente.

Alertas
Os 7 sinais são divididos em 3 estágios de risco. Entretanto a intensidade de cada sinal também definirá se a empresa está mais propícia a se tornar obsoleta ou não. Por isso, mesmo um indicador do estágio um pode indicar alto risco quando estiver ocorrendo de forma intensa.

Estágio 1 – Circunstâncias
1- Mudança na lealdade do consumidor por conta do excesso de funções
As empresas normalmente começam testando vários negócios e produtos e no momento em que descobrem um mercado elas vão se especializando cada vez mais. Com o tempo as melhorias do produto acabam superando as necessidades do consumidor. Os clientes acabam aceitando o produto, porém não estão dispostos a pagar a mais pelas novas funcionalidades.

O controle remoto da sua televisão costuma ser um bom exemplo, apesar de possuir diversas funções interessantes a maioria dos consumidores não estão dispostos a pagar a mais por elas.

2- Investimentos de venture capital
Startups surgem a todo momento e a maioria delas irão falir, porém se avaliarmos os setores e modelos de negócios em que os investidores estão investindo será possível ter um indicador de onde virá a próxima inovação. A dica é monitorar os negócios que possuem um crescimento muito acelerado. Avalie quais outros negócios estão surgindo no mesmo mercado, não olhe apenas para uma empresa.

É importante avaliar qual o volume de investimento que está ocorrendo em cada setor. Avalie primeiro qual o montante médio para que uma empresa do setor possa se estabelecer. Existem negócios de capital intensivo, já outros precisam de pouco dinheiro para se estabelecerem. A atenção deve-se voltar quando há uma desproporção elevada, isso quer dizer, quando há muito mais capital do que o necessário para aquele tipo de negócio.

Estágio 2 – Catalizador
3- Mudança de política
A regulamentação ou desregulamentação de um mercado exigirá adaptações por parte dos incumbentes, portanto haverá espaço para novos modelos de negócios.

Uma dica, a Europa costuma sair na frente quando as regras se referem a grandes mudanças. Este é o caso das novas regras de uso de dados que impactarão diretamente grandes negócios como o Google, Facebook e vários outros. Regulamentações ambientais também costumam interferir, porém fique de olho em todo tipo de mudança de regras que possa afetar o seu mercado direta ou indiretamente.

4- Estabelecimento de novos entrantes
O surgimento de muita concorrência é um indicador de que a barreira de entrada está muito baixa. Normalmente isso acaba drenando a margem de lucro de todas as empresas, aumentado consideravelmente o risco de se manter na operação. Normalmente a alta padronização de um produto ou serviço costuma levar a esse efeito.

5- Mudança de hábito dos consumidores
Hábitos costumam durar por muito tempo, porém eles começam a mudar gradativamente quando as pessoas começam a acrescentar ou retirar atividades da sua rotina. O que você está fazendo hoje que é diferente do que fazia ontem? Basta olhar para os pequenos detalhes que vão mudando ao longo do tempo. A soma dessas pequenas mudanças levará a um novo hábito o que provavelmente o levará a consumir novos serviços ou produtos.

Estágio 3 – Impacto
6- Inovação no modelo de negócio
O modelo de negócio desempenha um papel fundamental nas empresas, pois é por meio dele que a empresa define como irá cobrar por seus produtos e serviços. O surgimento de novos modelos de negócios em mercados já estabelecidos afeta diretamente a concorrência, que pode não estar estruturada para lidar com a mudança. O meio de pagamento também pode influenciar no modelo de negócios. Por exemplo, o pagamento eletrônico permitiu o surgimento das micro transações que acabaram sendo incorporadas em muitos negócios, desde jogos eletrônicos até rede sociais.

7- Redução da margem de ganho
Os principais fatores que afetam diretamente a margem de ganho são a redução do preço ou aumento do custo. É importante identificar a causa primária, pois será o principal indicador de onde surgirá a disrupção. Muitas vezes o crescimento da empresa diminui e as margens de ganho, porém nem sempre é dada a devida atenção quando isso ocorre. Por isso é tão importante entender as causas desse movimento.

 

(*) Vitor Fernandes é Management Director da Liria Technology e colunista do IT Fórum 365

Recent Posts

Roubo de identidade é problema para 55% dos CISOs

Um estudo feito pela Netwrix e publicado pela Aiqon descobriu que os roubos de identidade…

11 horas ago

Cisco e Senac ampliam parceria para levar cursos de tecnologia e conectividade para comunidades do Amazonas

O Senac, em parceria com a Cisco, lança hoje (29) a 1ª Academia Fluvial do Cisco…

12 horas ago

Multicloud híbrida deve crescer 12 vezes em até três anos no Brasil

Os líderes brasileiros têm a expectativa de aumentar em 12 vezes a adoção de multicloud…

13 horas ago

Anthropic contrata Jan Leike, ex-OpenAI, para liderar nova equipe de superalinhamento

Após sua saída da OpenAI em meados de maio, Jan Leike, pesquisador de Inteligência Artificial,…

14 horas ago

PayPal anuncia nova divisão de publicidade baseada em dados de usuários

O PayPal está entrando no mercado de publicidade com uma nova divisão, utilizando dados de…

15 horas ago

Crescimento é prioridade de CEOs para 2024, superando tecnologia

Mais de seis em cada dez (62%) dos CEOs tem o crescimento de suas organizações…

15 horas ago