7 passos para guiar a inovação tecnológica corporativa

Especialista explica que, apesar de ser um termo muito abordado no mercado atual, nem todas as empresas estão prontas para a inovação

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10:33 am - 11 de junho de 2018

A inovação tecnológica está associada à criação e desenvolvimento de novas soluções em produtos e processos, por meio da aplicação de tecnologia. Mas como aliar este pilar básico da evolução dos negócios à transformação digital?

Esdras Moreira, CEO da Introduce, explica que, apesar de ser um termo muito abordado no mercado atual, nem todas as empresas estão prontas para a inovação, nem para participar ativamente da transformação digital.

Na análise do especialista, alguns movimentos básicos precisam ser feitos no processo de inovação, para garantir que a empresa invista somente no que é importante para sua competitividade, sem aderir a ondas somente por hype e acabar destinando esforços que resultarão mais onerosos do que benéficos.

O CEO destaca algumas dicas para guiar este processo.

Passo 1: Por que a inovação é importante?
Nem toda empresa precisa de inovação tecnológica para existir. Mas se fizermos uma rápida pesquisa, verificaremos que as maiores organizações do mundo, as que estão na vanguarda e que abocanham as maiores fatias de seus mercados, investem pesado em P&D (pesquisa e desenvolvimento).

Nomes como a Apple, por exemplo, refletem a inovação diretamente em seu valor de mercado.

Entre os pequenos, o sucesso das startups (pequenas companhias muitas vezes ligadas à tecnologia da informação) vem quase que exclusivamente de sua capacidade de inovar ligada a uma nova visão de gestão.

Ou seja: a inovação não é imprescindível para uma empresa atuar, mas garante um lugar de destaque e crescimento que não poderiam ser alcançados de outra forma. Reconhecer isso é um passo fundamental para galgar competitividade.

Passo 2: Entenda os estágios da inovação
O processo de inovação tecnológica passa por fases necessárias para que a empresa possa desenvolver novas soluções em seu ramo de atuação.

Inicia pela pesquisa, trabalho do departamento de P&D que irá atualizar a companhia sobre tecnologias e processos utilizados pelos maiores players do mercado e indicar áreas nas quais vale a pena investir.

Em seguida, vem o desenvolvimento, que contempla a criação de protótipos, ou seja, um modelo de teste baseado nas informações levantadas durante a pesquisa, que deverá ser utilizado de forma a identificar forças e fraquezas.

Poderão ser criados diversos protótipos, cada um deles visando a corrigir determinados pontos observados durante os testes realizados com o anterior, até que se chegue a um produto, serviço ou processo que atenda as expectativas.

Passo 3: Engenharia
Ao finalizar o protótipo e chegar a um determinado resultado satisfatório, é preciso iniciar a fase de engenharia, na qual será definido como se dará a produção ou distribuição.

O protótipo é construído sem levar em conta a escalabilidade necessária para tornar um determinado produto, serviço ou processo comercializável. Essa fase deve buscar exatamente isso — a produção em massa para atender a demanda de um mercado.

Para isso, devem-se realizar pesquisas completas acerca de como produzir, materiais a serem utilizados, fornecedores existentes, mão de obra necessária e outros diversos pontos necessários para a produção e distribuição do protótipo.

Passo 4: Fabricação
Apesar das pesquisas realizadas, iniciar a fabricação de um produto é crítico pois envolve a incerteza da real aceitação do item pelo mercado.

Por conta disso, o tamanho do lançamento, os números de produção, a distribuição inicial e outros indicadores devem ser muito bem planejados para evitar desperdícios ou perdas com o novo produto, serviço ou processo.

Passo 5: Marketing
Não é acessório: o Marketing é ponto essencial para o sucesso de qualquer lançamento. É preciso fazer com que o produto, serviço ou processo seja conhecido no mercado, fazer com que desperte interesse e desejo, e isso deve concentrar as atenções da empresa para ter atração satisfatória de clientes.

Passo 6: Melhoria contínua
Lançamento feito, é preciso manter monitoramento constante para verificar o feedback dos clientes e identificar pontos de melhoria e eventuais gaps.

Isso ajudará não apenas a melhorar o atual produto, serviço ou processo, mas também a criar novos lançamentos, evoluindo o portfólio da empresa.

Passo 7: Mas e a transformação digital?
É praticamente impossível falar sobre transformação digital sem citar a inovação tecnológica, uma vez que a ligação entre os dois termos se faz de forma natural. O conceito de TD é um processo pelo qual as organizações buscam aprimorar a experiencia do seu usuário/cliente com o fornecedor e produtos, gerando também maior competitividade por meio da implantação de novas tecnologias.

Uma das maneiras de se alcançar a transformação digital em uma empresa é aplicando a inovação tecnológica em seus produtos, serviços e processos, buscando por aumento de resultados, melhoria de desempenho e maior alcance.

Por conta disso, buscar a inovação tecnológica é uma das principais características das novas empresas, que utilizam a transformação digital como motor de crescimento e desenvolvimento.

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