Notícias

7 mitos sobre o perfil empreendedor

Deixar o emprego para empreender é o sonho de muitos brasileiros.  Mas há uma série de desafios que podem minar o sucesso de um(a) empreendedor(a), que vão desde capital para lançar-se no mercado até a equipe. No entanto, o investidor e guru do Marketing Digital, Neil Patel acredita que há alguns mitos ao redor da figura do empreendedor que podem fazer com que muitos sequer ousem começar.

“Nem todos possuem o que é preciso para iniciar um negócio e se tornar empreendedor. Alguns têm o dinheiro, mas não possuem a mentalidade para empreender, outros têm a vontade de abrir um negócio, mas não possuem recursos para começar ou há ainda aqueles que possuem recursos e têm vontade de ter seu próprio negócio, mas não têm contatos suficientes para iniciar em um segmento”, elenca.

Em resumo, não há como esperar o cenário ideal para criar uma empresa. Na lista a seguir, Patel tenta quebrar alguns dos mitos que envolvem a figura do empreendedor no País e aproveita para dar alguns conselhos para aqueles que pensam em empreender.

1º Mito: Empreendedores trabalham 24 horas por dia
Um dos fatores que põe a pensar quem deseja abrir seu próprio negócio é o fato de ouvir muito que após se tornar um empreendedor, não terá mais tempo disponível para a família e vida pessoal, pois estará sempre à frente das decisões da empresa e será necessário a presença constante nos negócios. Embora seja verdade que empreendedorismo requer comprometimento, é perfeitamente possível que o empreendedor tenha vida pessoal.

Para o especialista é fundamental saber programar horários específicos para verificar e responder e-mails e organizar uma lista de tarefas, por exemplo. “O segredo está na capacidade de gerenciar o tempo da sua vida profissional. Além disso, um empresário que tenta sempre ser multitarefa acaba, na verdade, reduzindo sua produtividade”, explica Patel.

2º Mito: Para empreender é necessário assumir muitos riscos
Geralmente não é possível obter grandes retornos se não estiver disposto a assumir riscos, mas não se trata de qualquer risco. Empreendedores aprendem a assumir riscos calculados de forma que esteja em equilíbrio o risco com os lucros que podem ser obtidos.

“Se não houvesse riscos, todos poderiam empreender, pois teriam a certeza do sucesso. Nem sempre ao se arriscar os empreendedores têm essa certeza, por isso procuram sempre limitar riscos iniciais e seguir apenas com aqueles que têm grandes chances de ser uma certeza”.

3º Mito: Tem como motivação inicial apenas o dinheiro
Não é verdade dizer que empreendedores só iniciam negócios pensando nos lucros que irão obter. Muitos pequenos empreendedores começam suas empresas interessados em qualidade de vida ou em realizar o sonho de poder trabalhar com o que gosta de fazer. “Apesar de o dinheiro ser um motivador, muitos empreendedores atribuem como principal motivação à conquista da flexibilidade e de um maior controle em suas rotinas”.

4º Mito: Empreender por meio de empréstimos bancários ou familiares
Boa parte dos empresários começa um negócio após obter dinheiro de empréstimos pessoais ou com família e amigos, superando a parcela de quem obtém dinheiro através de capital de risco. Segundo Patel, nenhuma dessa formas é a mais indicada para quem está em busca do sucesso.

“Se você deseja ser um empresário realmente bem sucedido é necessário iniciar com seu próprio capital, pois por mais que ninguém deseje se decepcionar ao investir, fica mais difícil arriscar quando o dinheiro investido não é o seu e com isso deixar de fazer pode lhe custar bons retornos”.

5º Mito: Para ser empreendedor é preciso uma ideia original
Por acharem que precisam de uma ideia original, muitos empreendedores desistem de abrir seus próprios negócios. “Esse é um assunto muito equivocado. Não há nada de errado em criar um negócio a partir de ideias dos modelos já existentes, desde que sua criação não infrinja as marcas registradas, patentes ou a propriedade intelectual de outra pessoa”, explica.

6º Mitos: É preciso ter cursos de empreendedorismo e formação acadêmica
Apesar de a educação ser aliada em várias questões, não é preciso ensino superior para abrir um negócio. “Não é um requisito obrigatório para quem deseja realizar seus sonhos. Não que o empreendedor não deva estudar, ele só não deve acreditar que seu sucesso dependerá de ter ou não uma graduação”.

7º Mito: Apenas jovens são empreendedores
O empreendedorismo está cada vez mais forte entre os jovens, mas iniciar um negócio é possível a qualquer idade desde que o empreendedor tenha recursos suficientes para fazê-lo. “É possível encontrar muitos casos, assim como também é possível encontrar pessoas de mais idade que utilizaram a experiência e o conhecimento sobre estabilidade financeira para colocar suas ideias em prática”, destaca.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

11 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

11 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

12 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

14 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

14 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

15 horas ago