7 inovações e serviços revolucionários que o 5G promete

Uma das previsões é de que a banda larga fixa e residencial via fibra ótica dará espaço para o 5G

Author Photo
5:45 pm - 19 de novembro de 2019

O 5G é visto como a tecnologia que promete reformular dezenas de aspectos do mercado e da sociedade. Uma estimativa da IHS Markit diz que a tecnologia deve ser responsável por até US$ 13.2 trilhões em vendas e 22,3 milhões de empregos até 2035, por exemplo.

A 5G Americas, no relatório Inovação em Serviços 5G, destaca a substituição da banda larga residencial; jogos em nuvem; redes de energia inteligentes; veículos aéreos autônomos e outros serviços que chegarão com a tecnologia.

Segundo Chris Pearson, presidente da 5G Americas, “já estamos vendo muito trabalho em alguns casos de uso iniciais”, mesmo com a implementação comercial do 5G em fase primária.

No relatório, a 5G Americas destacou sete casos promissores de uso da tecnologia, assim que disponível para todos.

Rede fixa sem fio

A 5G Americas aponta que o FWA 5G (Fixed Wireless Access), ou Acesso Fixo Sem Fio, pode substituir a banda larga residencial e comercial. Assim, deixará de ser necessário ter uma infraestrutura fixa de fibra ótica, mas sem eliminar uma conexão ágil.

Com a implementação do 5G, são esperadas soluções de conectividade com capacidades que variam de 10 a 100 vezes, em relação ao 4G.

Jogos em nuvem

Outra boa mudança são os jogos em nuvem. Em suma, isto reduziria o tamanho do hardware utilizado para rodar os games. Um caso prático e atual é o Google Stadia que já está disponível em 14 países.

Os servidores edge e a latência reduzida das redes 5G poderão permitir que jogos em nuvem se tornem mais práticos e acessíveis, mesmo em dispositivos móveis.

Rede de energia inteligente

Uma mudança que podemos experimentar está na comunicação bidirecional em redes de energia. Isso considerando que a tecnologia permitirá detectar, monitorar e ajustar o uso e consumo elétrico remotamente.

Com capacidade muito maior de transmissão de dados e latência baixa, as aplicações de rede inteligente podem se tornar viáveis graças a tecnologia, como citado no relatório.

Realidade Estendida

Outro ponto listado é o de Realidade Estendida (RX). Ele une Realidade Aumentada (RA/AR) e Realidade Virtual (RV/VR) e suas aplicações podem se tornar mais importantes à medida que o setor vem se desenvolvendo.

Assim, a realidade estendida promete criar mundos em 3D, porém mapeando os conceitos da internet com interações “quase” reais. Inclusive, há uma bela aposta de que o conceito consiga alavancar ganhos de receita nos próximos anos para o setor de RA e RV.

Internet aeroespacial

Em locais onde as redes não penetram, de fato, por dificuldades terrestres, o 5G também poderá ser um grande impulsionador. São destacados os sistemas LEO (Low Earth Orbit) e HAPS (High-Altitude Platform Station), que poderão estabelecer Redes Não Terrestres (NTN, Non-Terrestrial Networks) para viabilizar esse tipo de conectividade.

Veículo autônomos no céu

Uma expectativa com a chegada do 5G é a de que teremos veículos autônomos sobrevoando nossas cabeças. No relatório da 5G Americas, isto não parecerá muito difícil também graças a um ponto já citado anteriormente: latência baixa.

A chegada da tecnologia, em conjunto com a robótica, impulsionará a medicina remota, robôs industriais e drones. Ou, neste caso, os Veículos Aéreos Autônomos (UAVs, Unmanned Aerial Vehicles). “A 5G ampliará as capacidades dos UAVs e Sistema de Administração de Tráfego”, diz o relatório.

Assistência médica

A 5G Americas ainda relaciona a telemetria como um dos casos de uso da IoT (Internet of Things). São esperados mais investimentos na área de 2017 a 2022, com novas possibilidades para a área da saúde.

Novos dispositivos para atender a saúde também dependerão do URLLC (Ultra-Reliable Low-Latency Communication) para compartilhar e controlar informações precisas. Dentre as tarefas que podem ser realizadas remotamente, o relatório cita “o compartilhamento de vídeos para realizar diagnósticos ou controlar uma bomba de insulina ou realizar uma cirurgia via robô”.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.