7 dicas valiosas para conquistar um novo emprego em 2020

Como aponta Larissa Ruza, coordenadora de Marketing de Recrutamento da Connekt, esta é uma época boa para candidatos que buscam novas vagas

Author Photo
11:41 am - 03 de fevereiro de 2020

O Brasil fechou 2019 com queda de 11,9% na taxa de desemprego, que ainda atinge 11,6 milhões de pessoas. Os dados, divulgados no final de janeiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também apontam que 41,1% da população, atualmente, trabalham sem carteira assinada (taxa de informalidade).

Neste começo de ano, como de costume, muitas empresas abrem suas vagas para novos talentos. Tudo isso visando o início de novos projetos e metas. Como aponta Larissa Ruza, coordenadora de Marketing de Recrutamento da Connekt, esta é uma época boa para candidatos que buscam novas vagas.

Segundo ela, “as empresas estão voltando os olhos para novos talentos que se alinhem a cultura da empresa e novas estratégias desenhadas nesse período”.

A especialista ainda destaca que é preciso estar atento “ao que o mercado está buscando e continuar se preparando para as vagas desejadas”. Segundo levantamento do LinkedIn, vagas como gestor de mídias sociais, engenheiro de cibersegurança e especialista em sucesso do cliente têm ganhado espaço.

Dicas para candidatos

Larissa ainda separou algumas dicas para os candidatos que buscam uma oportunidade ou até mesmo mudar de profissão.

1. Tenha clareza do seu propósito de carreira, pesquise sobre as melhores empresas para sua área, remuneração e skills necessários;

2. Foque no seu autodesenvolvimento: após descobrir os skills necessários, vá em busca de cursos, palestras ou ferramentas que o ajude a adquiri-los;

3. Atualize seu currículo de forma dinâmica, destacando seus principais projetos de carreira;

4. Atualize seu perfil nas redes sociais, algumas empresas já utilizam elas para entrar em contato, realizar marketing de atração ou até para iniciar processos seletivos e analisar perfis;

5. Faça networking com outros profissionais a partir de grupos de WhatsApp e redes sociais;

6. Faça uma lista de empresas dos sonhos e entre em contato com elas;

7. Participe de eventos relacionados a sua área de interesse;

Entre outras, a especialista ainda lembra que ter um currículo bem elaborado, manter-se atualizado sobre a área de atuação e usar a tecnologia ao próprio favor são fatores importantes. Ela também destaca o uso da rede pessoal de contatos e a preparação para a entrevista.

“Se tiver em mente a importância desses itens e buscar a excelência em cada um deles, com certeza o candidato começará o ano com o pé direito com uma nova oportunidade batendo na porta”, diz a especialista.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.