7 dicas para reduzir turnover na área de TI

Estima-se que até 2025 o setor de tecnologia seja o responsável por criar 797 mil novas vagas no Brasil

Author Photo
4:30 pm - 26 de agosto de 2022
diversidade, inclusão, trabalho, reunião Foto: Adobe Stock

O crescimento e interesse do público para a área de TI (Tecnologia da Informação)cresce cada vez mais, devido aos atrativos que os cargos envolvem como salários acima do piso, benefícios e vantagens que tornam a migração cada vez mais massiva.

A transformação digital acelerada tem exigido dentro de organizações de todos os portes e segmentos, uma demanda maior de profissionais de inovação, pois, são eles que promovem ou viabilizam a jornada da empresa, da operação, de produtos e serviços para o ambiente digital.

Para isso, seguir algumas dicas informações podem ser uma solução para que gestores e funcionários alinhem seus desejos e ainda consigam permanecer de maneira duradoura nas empresas, sem que haja rotação frequente de pessoas no ambiente de trabalho.

  1. Desafiam o profissional

Um profissional de TI sempre vai se sentir mais confortável e estimulado dentro de uma organização aberta à inovação, que não tenha medo de arriscar e convide os colaboradores a seguí-las nesse desafio diário.

  1. Oferecer uma estrutura de trabalho adequada

Para reter talentos em TI é muito importante, também, oferecer a esse profissional uma estrutura de trabalho adequada, incluindo tanto equipamentos quanto soluções de tecnologias que lhe permita desempenhar suas funções de maneira plena. Para a equipe do home office, móveis ergonômicos e outras melhorias também são bem-vindos.

  1. Fazem com que eles se sintam parte da equipe

Em geral, os profissionais tendem a permanecer em empresas nas quais se sentem parte da equipe. Dessa forma, as estratégias das empresas de TI para reter funcionários devem incluir sempre considerar a presença e a opinião desses colaboradores em decisões importantes do negócio. O que não é um exagero, tendo em vista que, hoje, a tecnologia tem o poder de otimizar a operação em todas as áreas de uma companhia.

  1. Operam com um modelo flexível de trabalho

Além disso, é fundamental permitir que esse profissional trabalhe a qualquer hora e de qualquer lugar, ainda que, vez ou outra, seja preciso que ele esteja presencialmente na empresa para resolver questões pontuais. Lembre-se: com o home office testado e aprovado, empresas de exatamente qualquer lugar do mundo podem estar de olho no seu colaborador.

  1. Preocupam-se em oferecer plano de carreira

Ainda que, hoje, não existam muitos profissionais construindo longas carreiras dentro de uma mesma companhia, é fundamental que, dentro da sua empresa, o colaborador de TI sinta que há interesse em investir em seu crescimento e desenvolvimento de uma forma estruturada.

  1. Disponibilizam benefícios flexíveis e inovadores

Até mesmo por esse novo modelo de trabalho, os profissionais de TI valorizam benefícios diferenciados que agreguem real valor às suas vidas e sejam mais flexíveis, ou seja, que lhes permitam usufruir deles como, onde e quanto quiserem. Muitas empresas, por exemplo, têm oferecido créditos para viagens como forma de democratizar o acesso à experiência de viajar e demonstrar sua preocupação genuína com o descanso do colaborador e sua qualidade de vida. Tudo de uma forma personalizada.

  1. Reconhecem profissionais de talento

Também deve fazer parte das estratégias das empresas de TI para reter funcionários a iniciativa de valorizar os profissionais que se destacam. Isso deve ser feito por meio de reuniões de feedback, sempre que uma oportunidade se apresentar. Ou seja, quando o colaborador atingir ou superar as expectativas do seu líder direto. Mas é possível ampliar esse reconhecimento oferecendo uma premiação diferenciada, como os créditos para viagem.

Pensando em atrair, contratar e reter talentos, a startup Férias&Co desenvolve para gestores e funcionários a oportunidade do benefício de viagem. O mesmo tem como objetivo promover bem-estar e ainda ser um diferencial que incentiva os colaboradores do ambiente corporativo a permanecerem nos ambientes de trabalho.

A iniciativa oferece aos colaboradores, planos de assinaturas acessíveis que permitem a reserva de passagens aéreas e hospedagens ao redor do mundo. As empresas clientes contribuem com um valor de coparticipação que é descontado da assinatura mensal gerando uma economia de até 100%.

E pode ser um atrativo para a área de TI, visto que cada vez mais os profissionais avaliam vantagens para a tomada de decisão em trocar de emprego ou se inserir inicialmente no mercado de trabalho.

*Bruno Carone, cofundador do Férias & Co

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.